Banner DeCanter

Adega José de Souza: Novos vinhos e Nova imagem

Ao rebranding da família de vinhos José de Sousa junta-se o lançamento de dois Puro Talha –

Em pleno Alentejo, em Reguengos de Monsaraz, a Adega José de Sousa apresenta a nova imagem dos icônicos vinhos alentejanos José de Sousa, José de Sousa Mayor e J de José de Sousa. Os novos rótulos vêm evidenciar a identidade, história e prestígio que a centenária Adega carrega. Conhecida também como Adega dos Potes – por ter uma excepcional coleção de 114 talhas – a Adega José de Sousa lança ainda dois novos vinhos Puro Talha, 100% fermentados em ânforas de barro, da mesma forma que os romanos vinificavam há 2 mil anos. A família de vinhos José de Sousa fica disponível no mercado português em Outubro.
A gama de vinhos José de Sousa procura dar continuidade ao clássico Tinto Velho José de Sousa 1940, uma referência mítica do Alentejo. A produção da Adega José de Sousa remonta a pelo menos 1878, utilizando uma técnica tradicional de vinificação e um método de fermentação ancestral e raríssimo em ânforas de barro.
As vinhas que dão origem aos néctares José de Sousa e Puro Talha localizam-se em Reguengos de Monsaraz, numa das mais prestigiadas sub-regiões do Alentejo e reduto de algumas das vinhas mais velhas da região. Os solos de origem granítica e com excelente exposição solar acolhem as típicas castas alentejanas como a Trincadeira, Aragonês, Antão Vaz e algumas menos conhecidas como Grand Noir, Moreto, Manteúdo e Diagalves. Plantadas ao longo dos anos, e pelo próprio José de Sousa particularmente no princípio dos anos de 1950, atualmente a média de idade das vinhas é de 30 anos.
A perfeita adaptação das castas ao terroir aliada ao detalhe da vindima das vinhas velhas ser separada por castas – em especial a Trincadeira, Aragonês e Grand Noir – e os métodos tradicionais de pisa-a-pé e fermentação do mosto com películas em potes de barro, conferem aos vinhos José de Sousa um cárater e identidade únicos.
A aquisição da Adega José de Sousa, em 1986, pela José Maria da Fonseca, permitiu importantes investimentos na vinha e na recuperação dos potes de barro, dando um novo fôlego a uma das mais antigas adegas do Alentejo.

Kit de imprensa disponível aqui: http://bit.ly/2xU7xXe

Link para fichas técnicas no site:
 
JOSÉ DE SOUSA 2015
JOSÉ DE SOUSA MAYOR 2015
J DE JOSÉ DE SOUSA 2014
PURO TALHA TINTO 2015
PURO TALHA BRANCO 2015
Sobre Adega José de Sousa
A Adega José de Sousa existe desde 1878 e foi adquirida pela José Maria da Fonseca em 1986, de forma a ser concretizado o antigo sonho de produzir vinho no Alentejo, numa propriedade carregada de prestígio e história. Situada em Reguengos de Monsaraz, é aqui que se mantém viva uma tradição iniciada pelos Romanos há mais de 2000 anos. A Adega José de Sousa possui 114 ânforas de barro, onde é realizado um método de fermentação ancestral e raríssimo. Para além da adega tradicional, abaixo do nível do solo, com as ânforas e dois lagares para a pisa, possui também uma adega moderna, com 44 cubas de inox e toda a tecnologia indispensável para a vinificação de tintos e brancos. Na Adega José de Sousa ainda são utilizadas algumas técnicas ancestrais de vinificação, sendo a mais emblemática a utilização da talha na fermentação das uvas. O essencial da vinificação em talha pouco mudou em mais de dois mil anos. Neste processo, as uvas previamente esmagadas a pé são desengaçadas numa mesa de ripanço. Depois, o mosto da uva, as películas e alguma parte do engaço são colocados dentro das talhas de barro, onde a fermentação ocorre espontaneamente. O uso das talhas confere especiarias e uma terceira dimensão ao vinho. Posteriormente, no vinho caso do vinho branco é retirado e colocado numa nova talha e o tinto é retirado da ânfora e estagia parte em tonéis de castanho e parte em talhas. É um processo artesanal e natural, tanto quanto o vinho que dele resulta.
Do portfólio da Adega José de Sousa fazem parte os vinhos: Montado – branco e tinto; Ripanço; José de Sousa, José de Sousa Reserva, José de Sousa Mayor; J de José de Sousa; Puro Talha – branco e tinto.
A Adega José de Sousa possui ainda uma unidade de Enoturismo, que se encontra aberta de terça-feira a sábado para visitas guiadas, provas de vinhos, vinhos e petiscos e ainda tem a possibilidade de receber grupos para almoço.
Para mais informações contacte:
Global Press Indulge
Isaura Costa de Andrade: E-mail: [email protected]/ Tlm: 927 975 760
Rita Nabais / [email protected] / Tlm: 938 863 551
Vinhos do Alentejo em Lisboa 2017 nos dias 13 e 14.10.2017
Seña 2015 - o primeiro vinho chileno a oferecer selo de autenticidade

Category: Notícias

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *