Banner DeCanter

Alambre 20 anos é o melhor vinho licoroso do ano

O Alambre 20 anos da José Maria da Fonseca foi distinguido como o melhor vinho licoroso de 2019, na Gala de Entrega de Prêmios do Concurso Vinhos de Portugal 2019, organizada pela ViniPortugal, entidade que promove os vinhos portugueses no estrangeiro. A Cerimônia de Entrega de Prêmios decorreu esta sexta-feira (10.05.2019) no Terminal de Cruzeiros do Porto de Leixões, em Matosinhos.

Este vinho licoroso é elaborado a partir da casta Moscatel, que é um tipo de uva que prima pelo seu caráter frutado, melado com aroma a fruta tropical. Este vinho é um lote de 6 colheitas em que a colheita mais nova tem pelo menos 20 anos e a mais antiga data de 1911, resultando num vinho complexo, aromático, elegante com um longo final de prova.

Para António Soares Franco, presidente da José Maria da Fonseca, este é um prêmio especial: “É uma grande honra para nós, enquanto produtor mais antigo de Moscatel de Setúbal, receber este prêmio de melhor vinho licoroso. Este reconhecimento por parte do Concurso de Vinhos de Portugal vem reforçar a nossa missão de continuar a produzir moscatéis de Setúbal de extrema qualidade e excelência”.

Da produção anual de Moscatel de Setúbal, uma parte é destinada ao envelhecimento mais prolongado em cascos de madeira usada, que podem ser visitados na Adega dos Teares Velhos, na Casa Museu, em Vila Nogueira de Azeitão.

Os premiados deste Concurso foram escolhidos após uma primeira fase de avaliação, em prova cega, seguida de uma escolha final do Grande Júri do concurso, formado por Dirceu Vianna Júnior, do Reino Unido, Evan Goldstein, dos EUA, Thomas Vaterlaus, da Suíça, Bento Amaral e Luís Lopes, presidente do Concurso.

 

 

Sobre José Maria da Fonseca: Fundada há 185 anos, a José Maria da Fonseca é um dos líderes nas áreas da produção e comercialização de vinhos de mesa e generosos em Portugal, encontrando-se as suas marcas presentes em mais de 70 países. Ao longo dos anos a demonstrar uma crescente preocupação face aos fatores ambientais, a José Maria da Fonseca orgulha-se de utilizar as melhores práticas no tratamento da vinha, na gestão dos recursos naturais, na sua preservação e conservação, tendo sido a primeira produtora de vinhos certificada nesta área, ainda antes do aparecimento das normas ambientais ISO14001. O portefólio da José Maria da Fonseca engloba mais de trinta marcas de grande qualidade, representativas das principais regiões vitivinícolas nacionais.  Muitas delas são hoje casos de popularidade a nível nacional e internacional e autênticos emblemas do nosso País. Este sucesso decorre do enorme investimento humano e material e de uma constante capacidade de renovação por parte da José Maria da Fonseca que, ao longo da sua história, e atualmente já na sétima geração, tem sabido preservar uma herança preciosa sem descurar a modernização, correspondendo aos padrões de exigência que os consumidores dela esperam e surpreendendo a cada passo.

Aurelio Montes é o novo presidente da Wines of Chile
Semana dos Produtores 6 a 11 de Maio de 2019

Category: Notícias

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *