Armando Chardonnay, o primeiro branco da linha

Varietal premium elaborado com uvas dos vinhedos próprios da Peterlongo em Encruzilhada do Sul já está no mercado para brindar o verão –

 

A linha de vinhos finos Armando Memória, da Vinícola Peterlongo, de Garibaldi (RS), acaba de ganhar seu primeiro rótulo de vinho branco: Armando Memória Chardonnay 2018, elaborado com uvas cultivadas nos vinhedos em Encruzilhada do Sul, na Serra do Sudeste. São apenas 2.100 garrafas, numa produção limitada que chega como novidade para este verão.

O Armando Memória Chardonnay 2018 é um vinho límpido, brilhante, de coloração amarelo esverdeado com reflexos dourados. Seu aroma é intenso, lembrando frutas tropicais e maduras como abacaxi e pera, envolvidas em notas de baunilha e chocolate branco. Em boca, apresenta bom volume e frescor, revelando notas da barrica de carvalho francês. No retrogosto remete todo seu complexo olfativo, além de uma boa persistência. O lançamento pode ser encontrado na loja da vinícola, em restaurantes, casas especializadas e empórios.

Para adquirir a complexidade e excelência exigidos para os vinhos da linha Armando, o processo inicia ainda no vinhedo. Uma equipe técnica avalia, permanentemente, solo, clima e vinha, acompanhando todas as etapas até chegar à colheita. O processo de vinificação começa com a criteriosa seleção dos cachos, feita manualmente, avaliando grão a grão. Após, a uva vai para a prensa, onde, simultaneamente, ocorre a maceração e a extração do mosto flor, que segue para os tanques de aço inox para a fermentação alcoólica com temperaturas controladas em torno de 15º graus e uso de leveduras selecionadas. A finalização da fermentação é realizada em barricas de carvalho francês, onde o vinho começa a maturar e adquirir complexidade aromática. Depois de permanecer por seis meses em barricas de carvalho francês, é engarrafado, envelhecendo por mais dois meses antes de chegar ao mercado.

Totalmente repaginada em 2017, a linha Armando Memória é focada em lojas especializadas, empórios e restaurantes. Em pequenos lotes, estes rótulos são a aposta da vinícola como vinho fino neste canal de venda. Esta nova fase tem a chancela do winemaker da Peterlongo, enólogo francês Pascal Marty, que lidera um projeto ambicioso de reposicionamento da marca. Marty foi responsável pela implantação de dois projetos ícones mundiais: Almaviva e Opus One. Junto com ele, a enóloga da Peterlongo, Deise Tempass, acompanha o passo a passo que reposicionou a Peterlongo na rota do vinho brasileiro.

 

Linha com qualidade reconhecida

Agora, seis vinhos integram a linha Armando Memória, sendo cinco tintos (Teroldego, Touriga Nacional, Cabernet Sauvignon, Merlot e Tannat) e um branco (Chardonnay). Lançado em janeiro de 2018, o Armando Teroldego 2016 foi o único vinho brasileiro com Grande Prêmio no Concurso Internacional de Vinos y Espirituosos (CINVE), realizado na Espanha, mostrando que a expertise da Peterlongo vai muito além dos espumantes. No mesmo concurso, o Touriga Nacional 2016 ganhou Medalha de Prata. A mesma dupla de tintos também foi premiada no 34º International Wine Challenge, em Londres, na Inglaterra.

Outra distinção veio de um dos mais importantes críticos do mundo. Jornalista, juiz, consultor, escritor, empreendedor, restaurateur e consumidor, entre tantas outras atividades, Steven Spurrier comentou e elogiou cinco produtos da Peterlongo. Entre os vinhos, o destaque ficou para o Armando Memória Teroldego e o Armando Memória Merlot, o que comprova a qualidade dos vinhos finos elaborados pela Peterlongo.

O mesmo Teroldego arrematou Medalha de Ouro no 9º Brazil Wine Challenge e foi destaque na Grande Prova Vinhos do Brasil 2018. O reconhecimento foi ainda maior no La Mujer Elige, em Mendoza, Argentina, onde o Teroldego alcançou 93,5 pontos. No mesmo país, porém no Vinus 2018, o Armando Memória Touriga Nacional 2016 ganhou Medalha de Ouro. “Temos certeza que o Chardonnay colecionará prêmios como os demais, pois o vinho foi elaborado seguindo os mesmos padrões.

Foto: Carlos Ben

Adega José de Sousa cria programa especial para o mês de fevereiro
Casa Museu José Maria da Fonseca apresenta novidades no Enoturismo
(Visited 228 times, 1 visits today)

Category: Divulgação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *