Castellani Cabernet Sauvignon Delle Venezie IGT 2017

Localizada na região da Toscana, na Itália, Castellani é uma grande vinícola familiar –

Em 1903, o comerciante de vinhos da família Castellani, Alfred, financiou a construção de uma fábrica de engarrafamento, criou a vinícola Castellani e começou a engarrafar e vender seu próprio vinho. Mais tarde, os filhos de Alfred, Duílio e Mario, trabalharam firmemente para expandir a produção em escala da vinícola e compraram muitos vinhedos de alta qualidade.  Na década de 1970, o irmão de Giorgio, Roberto, juntou-se à equipe da vinícola. Hoje, os principais operadores da adega são os irmãos Giorgio e Roberto, e o filho de Roberto -Piergiorgio Castellani.

Atualmente, a Castellani tem um total de seis marcas com uma área total de vinha de mais de 1.000 hectares. A Tenuta di Poggio al Casone está localizada em Crespina e possui 27 hectares de vinhedos, plantados principalmente com Sangiovese, cuja produção anual total é de 200.000 garrafas; A Tenuta di Ceppaiano tem 40 hectares de vinhas, plantadas principalmente com Sangiovese e Cabernet Sauvignon, produção anual de 370.000 garrafas de vinho; Tenuta di Burchino, área de vinha de 37 hectares, plantada principalmente Sangiovese, com produção anual de 260.000 garrafas; Tenuta di Campomaggio possui 27 hectares de vinhas, a produção anual de 170.000 garrafas; Na propriedade de vada –  Fattoria di Travalda, área única, existem 5 hectares de vinhas, principalmente de variedades de Bordeaux, como Cabernet Sauvignon, Merlot, Cabernet Franc, etc., com uma produção anual de 30.000 garrafas; Lucia é uma das primeiras vinícolas a serem compradas pela Castellani, com 11 hectares de vinhedos e uma produção anual de 90.000 garrafas. A Vinícola Castellani é ambientalmente consciente, e a implementação da Biodinâmica para o cultivo de vinhedos alcançou o objetivo de produzir “poluição zero” há muito tempo.

A Vinícola Castellani dá grande ênfase ao impacto do amadurecimento na qualidade do vinho, e ajusta o uso de barricas de carvalho americano e francês de acordo com o ano e a variedade de uva. Após a introdução das leveduras, o produtor faz vários blends para determinar a mistura final. Antes do engarrafamento, o vinho é apenas ligeiramente filtrado e não é efetuada qualquer clarificação. Fonte: https://www.castelwine.com

“Desde 1903, minha família exporta seus melhores vinhos  da Toscana. Nós mudamos e evoluímos ao longo das décadas, mas ao longo dos anos a filosofia do nosso trabalho permaneceu consistente: “A qualidade do vinho começa na vinha”, como meus ancestrais costumavam dizer. Hoje, quando entramos neste século, nosso objetivo e aspiração é o que sempre foi: criar vinhos memoráveis. Esta é a razão pela qual o nosso trabalho nos últimos dez anos tem sido tão apaixonado, investindo em pesquisa e novas tecnologias de adega. ”- Piergiorgio Castellani

Degustação –

Castellani Cabernet Sauvignon Delle Venezie IGT 2017 – Álcool: 13% – Importador: Angeloni – Preço: R$ 39,90 – vermelho-rubi intenso. Aromas pouco intensos e de pouca complexidade sem remeter aos cânones da casta. Na boca o vinho é um pouco melhor. Os taninos são macios, o álcool não incomoda, mas o herbáceo típico, a fruta e as especiarias da CS não estão presentes, descaracterizando o vinho, que não chega a ser ruim no paladar, mas ainda que palatável, falta-lhe, nervo, personalidade… Melhorou um pouco acompanhando carne – Lagarto ao forno. Avaliação: 86/100 pts.

Cantine Pellegrino Cent'Are Bianco Terre Siciliane 2015
Santa Helena Vernus Blend 2012

Category: Vinho degustado

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *