D. V. Catena Cabernet – Cabernet 2010

Apontada por ser a responsável por colocar a Argentina definitivamente no cenário internacional de vinhos, a Bodega Catena está estabelecida em Mendoza e foi Nicolas Catena foi quem deu início à produção de vinhos de qualidade em grande escala. Resumidamente, Nicolas fez estudos e descobriu que ao cultivar determinadas cepas em altitudes diferentes os resultados eram positivos e foi assim que inseriu a Malbec no contexto dos grandes vinhos. Foi ele quem trouxe novos clones da França e dos EUA, amadureceu vinhos em pequenas barricas de carvalho francês, irrigação por gotejamento, enfim, a aplicação de tecnologia de vanguarda teve seu pioneirismo na sua vinícola, que sempre foi respeitada pela qualidade dos vinhos que produz tanto em nível interno como internacionalmente. Até hoje  os vinhos Catena são símbolo de qualidade.

Informa a Mistral que: “Os famosos DV Catena combinam uvas de dois vinhedos distintos, plantados em altitudes diferentes, sempre em microclimas excepcionais de Mendoza. O DV Catena Cabernet-Cabernet é produzido com uvas do lote 3 do vinhedo La Pirámide, que traz estrutura e potência, e do lote 2 do vinhedo Domingo, de maior altitude, responsável pela grande elegância e mineralidade deste ótimo tinto. É um vinho delicioso agora, mas que pode durar muitos anos ainda, mostrando um longo e rico final de boca”.

Degustação

D.V. Catena Cabernet-Cabernet 2010 – Álcool: 13,9% – Variedade: Cabernet Sauvignon – Regiões: Agrelo e Lunlunta – Importador: Mistral – Preço: R$ 186,72 (safra 2011) – violáceo intenso, aromas frutados sobre uma nota de especiarias,  taninos macios, boa expansão no paladar, fruta e madeira em harmonia, final razoavelmente persistente, sem aspereza, recomendando mais algum tempo (não mais do que seis meses) na garrafa para seu completo afinamento. Avaliação: 89-90/100 pts.

Herdade da Soberana – Vinho Regional Península de Setúbal 2005
Nicolas Potel Meursault Clos de la Baronne 2010
(Visited 420 times, 1 visits today)

Category: Vinho degustado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *