Derrubador de mitos: Marques de Arienzo Crianza 2005 (375 ml)

Conhecida por seu vinho “Marqués de Arienzo”, esta bodega espanhola se encontra entre as principais de uma nova geração bodeguera, que em 40 anos logrou um posto honorífico na Rioja. Isto é evidenciado por seu espetacular “parque de barricas”, capaz de armazenar mais de 21.000 barricas de carvalho. Após sua experiência como proprietária das Bodegas Palacio nos anos 70, “Marqués de Arienzo” desempenhou bem o papel que lhe coube  na substituição de uma das marcas mais antigas da região, “Privilegio del Rey Sancho”, cuja principal característica era sua exclusiva garrafa de desenho próprio, algo francamente incomum na Rioja. A Marqués de Arienzo é uma bodega inovadora nas estratégias de comunicação e marketing, eis que  soube  combinar a arte de elaborar com rigor e a tradição de produzir vinhos de notável qualidade, além de oferecer uma cultura profissional, desenvolvendo com êxito em salas de aula a apresentação de seu vinho “Marqués de Arienzo” pelo mundo. Atualmente, possui 350 ha de vinhedos e tem capacidade para  produzir 4,5 milhões de litros de vinho, assim como possui um invejável “parque de barricas”, com mais de 21.000 unidades conforme já citado no início desse texto. Essa bodega foi comprada pela gigantesca Marqués de Riscal. Fonte: blog todosacocinar.blogspot.com

 

espanha

Ao comentar  as “safras recentes dos grandes clássicos espanhóis” Hugh Johnson qualifica a safra 2005 em Rioja como “grande colheita, saudável e abundante, com clima excepcionalmente favorável. A qualidade é classificada como “excepcional” e “inédita”. Ao comentar a classificação “crianza” o referido autor salientou que: “literalmente em formação; o envelhecimento do vinho. Todos os rótulos crianza devem ter pelo menos dois anos de idade (com um ano em carvalho, em algumas áreas seis meses) e não devem ser distribuídos antes dos seis meses”

arienzo

Degustação –

Marques de Arienzo Crianza 2005 – álcool: 13% – região: Elciego/Rioja – Variedades: Tempranillo (95%), Graciano e Mazuelo (5%) –  importador: Pernod Ricard Brasil Ltda. –  vermelho-rubi claro com reflexo granada. Aromas abertos com notas balsâmicas, bala toffee e ligeiro tostado. Na boca o corpo é médio para bom, taninos macios, notas típicas de evolução, boa acidez, álcool na medida, final de média persistência sem arestas. Tem excelente tipicidade e, para uma garrafa de 375 ml, sua evolução foi surpreendente! Avaliação: 90/100 pts.

(Visited 94 times, 1 visits today)

Category: Sem categoria

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *