Dicas de harmonização para o Réveillon

Queijos & Vinhos_1200x803

Dicas sobre vinho para você fazer bonito em sua casa

Diante da infinidade de quitutes natalinos, salgados e doces, é preciso pensar na harmonia dos pratos e bebidas para que o sabor de um não anule o outro. São inúmeras as combinações que realçam o paladar e tornam a ceia ainda mais apetitosa. Para garantir o sucesso da sua festa, anote as dicas de harmonização e preservação da Sommeliére Carina Cooper.

1. TAÇAS. As taças para vinho devem ser preferencialmente de vidro ou cristal transparente. As de vinho branco são geralmente menores que as de vinho tinto, pois devem ser servidos em menor quantidade e ser consumidos mais rapidamente para preservar suas características e temperatura. Já os espumantes devem ser servidos preferencialmente em taças de modelo mais alongado, como flauta ou tulipa, para que se possa analisar o desprendimento das borbulhas (perlage).

2. ORDEM DO SERVIÇO. Ordem básica (existem exceções): espumantes, vinhos brancos, vinhos rosados, vinhos tintos, vinhos ou espumantes doces, vinhos fortificados e destilados. Sempre servir os vinhos jovens antes de maduros e deixar os grandes vinhos para o final.

3. TEMPERATURA DO VINHO. Os vinhos brancos e os espumantes devem ser servidos gelados, em balde com gelo e água para manter sua temperatura. Os vinhos tintos, dependendo da temperatura exterior, devem ser refrescados antes de serem servidos (15ºC a 18ºC).

4. ARMAZENAMENTO. O vinho deve ser estocado e servido em condições adequadas para manter suas qualidades de aroma e sabor. O vinho deve ser armazenado em lugar fresco, ventilado, com pouca luz, isento de sons, vibrações e na posição horizontal, para que o líquido mantenha contato com a rolha de cortiça, evitando seu ressecamento.

5. HARMONIZAR. O peso do vinho tem que ser igual ao da comida. Comida pesada pede vinho potente, comida leve pede vinho leve. Sabores, aromas, texturas e cores podem ser similares ou contrastantes. Na dúvida, coloque um espumante Brut com um prato salgado. Os espumantes são peças-chave na harmonização.

6. HARMONIZAR 2 – Para recepcionar os convidados, o ideal é servir um espumante, como é o caso de um bom espumante nacional Brut ou Prosecco. Para a entrada, se for servido uma salada ou carpaccio a base de peixe, o ideal é degustar com um vinho branco seco, como um bom Sauvignon Blanc do Chile ou Riesling Itálico do Brasil. Se o prato principal for um salmão, uma boa escolha é um Chardonnay “barricado” do Cone Sul (Argentina, Brasil, Chile e Uruguai por exemplo). Já para carnes vermelhas com molhos mais elaborados, a sugestão é um bom Merlot ou blend dessa variedade elaborado no Brasil, Cabernet Sauvignon do Chile, Malbec da Argentina ou Tannat do Uruguai. Na sobremesa, brinde com um espumante nacional à base da uva Moscatel.

7. DRINK MOJITO – É uma ótima dica para agitar as festas. A bebida é feita com espumante nacional Brut, rum, hortelã, calda de açúcar, limão siciliano e polpa de maracujá. É preciso adicionar meia colher de polpa de maracujá em um copo alto, adicionar três folhas de hortelã e uma colher de calda de açúcar, macerar levemente. Colocar quatro rodelas de limão siciliano, adicionar uma dose de rum, completar com gelo e espumante Brut. Decorar com folhas de hortelã.

8. DRINK SUCO DE UVA – Para aqueles que não podem consumir bebidas alcoólicas, a Sommeliére Carina Cooper indica o Drink de Suco de Uva, que é elaborado com o Suco de Uva Orgânico, castanha do Pará picada embebida em água de coco, gengibre ou guaraná em pó e aveia fina. Basta adicionar em um copo o Suco de Uva Orgânico, acrescentar castanha do Pará picada embebida em água de coco, gengibre ou guaraná pó, finalizar com aveia fina e cubos de gelo, essa é uma forma de deixar todos os convidados na mesma sintonia.

9.  CONSERVAÇÃO – vale ressaltar a importância de preservar as características do produto para saboreá-lo em perfeitas condições, afinal o vinho é um produto sensível e perecível. A falta de cuidados com o armazenamento e o manuseio da bebida podem alterar a sua qualidade, modificar seu aroma, sabor e até mesmo perder o encanto ao ser servido e degustado de forma errada.

Fontes: Luísa Medeiros – Bandeira e Hennrich Comunicação e Sommeliére Carina Cooper

(51) 3025-3333 / (51) 8451-6255

www.bhcomunicacao.com.br

(Visited 11 times, 1 visits today)

Category: Sem categoria

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *