Don Melchor 2011 obtém a mais alta pontuação concedida a um Cabernet Sauvignon chileno

A revista norte-americana Wine Spectator atribuiu ao Don Melchor 2011 94/100 pts., posicionando-o por quatro colheitas consecutivas como o melhor Cabernet Sauvignon do Chile, situando-o como o melhor vinho chileno desta safra –

Informação da Concha y  Toro /18 de maio de 2015 –

Uma vez mais, Don Melchor foi reconhecido pela Wine Spectator. Uma das publicações mais relevantes da indústria do vinho lhe outorgou 94/100 pts. na safra 2011, posicionando-0 como Cabernet Sauvignon de mais alta pontuação ranqueado pela revista em quatro ocasiões seguidas.

A edição correspondente a maio de 2015, destacou Don Melchor 2011 como um Cabernet Sauvignon “elegante e poderoso, de permanente consistência”, e o qualificou como Top Wine.

Este reconhecimento se soma aos grandes louros conseguidos por Don Melchor que, como na colheita 2010 obteve o lugar n°9 dos Top 100 “Wines of the Year” da Wine Spectator, transformando-se no único expoente chileno que esteve sete vezes presente neste ranking, confirmando sua inigualável consistência e trajetória ao longo de suas 25 colheitas.

Puente Alto está localizado no terceiro terraço do rio, o mais antigo e complexo do rio Maipo. Este terraço tem um perfil de solo rochoso, cuja profundidade está cheia de minerais, argila, cascalho, lama e pedras redondas, como resultado de milhares de anos de erosão.

Fonte: http://www.conchaytoro.com/sala-de-prensa/por-cuarta-cosecha-consecutiva-don-melchor-obtiene-el-mas-alto-puntaje-otorgado-a-un-cabernet-sauvignon-chileno/

Que características fazem do terroir de Puente Alto o melhor lugar para o Cabernet Sauvignon?

Por Enrique Tirado / 19 de Agosto de 2014

Os solos aluviais de origem vulcânica geram uma boa drenagem e baixa fertilidade, o que ajuda a limitar o crescimento vegetativo das videiras.

Esta área está localizada no sopé da Cordilheira dos Andes, na bacia do rio Maipo, a 650 metros acima do nível do mar. A influência do frio dos Andes é fundamental, pois resulta em brisas frescas e de uma alta amplitude térmica durante o período de maturação.

Este fenômeno meteorológico ajuda os taninos a amadurecerem bem, equilibra a acidez, ressalta a fruta vermelha e fresca e também a concentração de aromas e sabores das uvas.

Todas essas características interagem perfeitamente para produzir um vinho que expressa a sua extraordinária qualidade.

Líder na importação de vinhos no Brasil, Chile reforça presença em nosso país e usa inovação para resgatar uvas antigas
Don Melchor fica em nono lugar no top 100 2014 da Wine Spectator