Don Melchor 2015: lançada nova safra do grande Cabernet Sauvignon do Alto Maipo

Uma nova safra do Don Melchor foi lançada recentemente no mercado. Trata-se da safra 2015, a n° 29 do Cabernet Sauvignon ícone do Alto Maipo, que tem sido definida por seu enólogo Enrique Tirado como uma das melhores safras do vinho até hoje. Avaliado pelos críticos internacionais recentemente, o vinho recebeu pontuações elevadas!

Uma combinação de extraordinárias qualidades no vinhedo resultou em uma das melhores colheitas de Don Melchor desde seu início, em 1987. O enólogo Enrique Tirado explica que “A sinergia entre solo, clima e vinhedo foi algo raro.” Precipitações totais mais baixas que em um ano normal (277 mm), mais concentradas no inverno e até o mês de setembro, favoreceram a reserva de água nos solos, garantindo um crescimento inicial adequado dos brotos. No mês de novembro, com boas temperaturas e clima seco, obteve-se uma floração e um vigamento apropriado e uniforme, o que permitiria um amadurecimento homogêneo dos cachos, condição vital para a obtenção de um amadurecimento único na colheita. Em janeiro, um início de verão seco e levemente quente (21 °C) gerou condições perfeitas para criar a restrição hídrica exata que favoreceria um cacho cheio de cores e uma grande concentração de taninos. O amadurecimento se desenvolveu em todo o período de forma completa, sem calor excessivo. Um mês de fevereiro com temperaturas normais (19,8 °C), ajudou a concentrar os compostos fenólicos necessários para produzir um grande vinho. Março foi mais fresco que o normal, sem calor excessivo (17,0 °C), o que contribuiu para um amadurecimento lento, concentrando todo o corpo, sabores e aromas, para finalmente, no mês de abril, manter-se levemente mais quente (14,7 °C), mas sempre em um ambiente fresco proporcionado pela imensidade da Cordilheira dos Andes, que permitiu desenvolver uma safra ótima durante todo o mês de abril até inícios de maio. Esta condição de crescimento durante toda a temporada, permitiu uma expressão muito profunda no Don Melchor: uma mescla de aromas e sabores muito intensos, com uma diversidade de expressões únicas nesta colheita de 2015. Cada parcela expressava com muita força uma personalidade particular, concedendo-lhe uma complexidade maior ao vinho final.

Wine Spectator | Março 2018 – 96/100 pts. | Hot Wine/Colheita 2015  – Obs.: pontuação mais alta já obtida por um vinho chileno nesta publicação –

Wine Enthusiast | Março 2018 – 94/100 pts. – Colheita 2015

Tim Atkin | Fevereiro 2018 – 96/100 pts. – Colheita 2015

Variedades:

Cabernet Sauvignon 92%

Cabernet Franc 7%

Petit Verdot 1%

Amadurecimento: 15 meses em barrica de carvalho francês (69% novas e 31% de segundo uso)

Fonte: VCT/Don Melchor

Vinhos Marqués de Murrieta obtém excelentes pontuações da Wine Advocate - Robert Parker
Vinalies 2018 confere nove Medalhas de Prata para rótulos brasileiros