Banner DeCanter

Evento “Casa Aberta La Pastina” – Cono Sur

No último dia 08.05.2018, a importadora La Pastina promoveu nas dependências da sua sede sito à Avenida Presidente Wilson, 1866, Ipiranga, o evento anula “Casa Aberta”, com a presença de Celso La Pastina e de Liliane Rosa, oportunidade na qual os convidados puderam provar toda a linha de alimentos e vinhos em geral. A seguir, nossas impressões sobre os vinhos chilenos orgânicos Cono Sur, gentilmente servidos por Cristián Covarrubias, “Regional Export Director Latin America”:

Sobre a Viña Cono Sur 

Viña Cono Sur foi fundada em 1993 com o objetivo de produzir vinhos premium, expressivos e inovadores que transmitem o espírito do Novo Mundo. Seu nome se refere à origem geográfica, vinhos do Cone Sul da América, cujo extremo ocidental são o Chile e seus privilegiados vales vitivinícolas. O logotipo sugere a silhueta da América do Sul e o lema “sem árvores genealógicas, sem garrafas empoeiradas, apenas vinho de qualidade” é o que inspira a qualidade, inovação, estilo e criatividade. Além destes pilares, a vinha é caracterizada por um trabalho sempre ligado ao empenho e respeito ao meio ambiente, sendo uma das principais bodegas em questões da sustentabilidade. Sua sede está localizada no Vale de Colchágua, em Chimbarongo.

Evento “Casa Aberta La Pastina” – Cono Sur

Cono Sur Bicicleta Pinot Noir 2017 – Álcool: 13,5% – Região: Vale Central –  Pinot Noir “entry-level” da Cono Sur, exibiu cor típica da casta, aroma frutado sobre um fundo que lembra madeira (60% do mosto amadurece durante oito meses em barrica de carvalho francês de 3° e 4° usos). Taninos macios, corpo leve, boa fruta, discreta sobra de álcool num tinto que pode ser considerado exemplo para quem deseja conhecer essa variedade, eis que no nível de entrada, apresenta razoável tipicidade e ótima qualidade por preço acessível. Avaliação: 87-88/100 pts.

Cono Sur Bicicleta Carménère 2017 – Álcool: 13,5% – Região: Vale de Colchágua – cerca de 40% do mosto é amadurecido em barricas francesas de terceiro e quarto usos. Intenso na cor, fechado nos aromas com prevalência de notas tostadas, se mostrou superior na boca, com presença razoável de fruta, taninos macios, pequena sobra de álcool, acidez regular e final macio. Além da tipicidade, ser fácil de beber e de gostar, são suas maiores virtudes. Avaliação: 87-88/100 pts.

Cono Sur Reserva Especial 2015 – Álcool: 13,5% – Variedade: Pinot Noir – Região: Vale de San Antonio  – Violáceo intenso com reflexo púrpura na taça. Aromas  de frutas vermelhas com notas de licor de cereja, geleia de morango sobre um fundo que recorda especiarias. No paladar taninos amigáveis, boa acidez (frescor) e corpo médio, com o tradicional acento mineral aportado pela região de San Antonio, cujo terroir é apontado como um dos melhores do Chile para variedades brancas e Pinot Noir. Safra após safra continua a melhorar, principalmente por sua concentração de sabor e tipicidade. Amadureceu 12 meses em carvalho francês de segundo uso e o resultado é que revelou um fim-de-boca de grande fluidez/maciez. Avaliação: 89/100 pts.

Cono Sur Reserva Especial Syrah 2016 – Álcool: 14% – Região: Vale de Limarí – Púrpura com alguma profundidade, reflexo violaceo. Aromas característicos da variedade com especiarias, ameixas e groselha. Na boca, sua entrada revelou um tinto seco, potente, musculoso, a provocar ligeiro aquecimento do paladar sem incomodar. Taninos macios. Vinho estruturado que tem “nervo”. Além da ótima tipicidade, sua relação preço-qualidade é outra importante virtude deste acessível tinto. Avaliação: 89-90/100 pts.

Cono Sur Reserva Especial Cabernet Sauvignon 2016 – Álcool: 13,5% – Região: Vale do Maipo – Intenso, profundo na cor, de boa complexidade aromática com sugestões mentoladas no primeiro plano que logo cedem espaço para ameixas sobre um fundo que recorda licor de cassis. Na boca um tinto de taninos presentes (boa qualidade), formando um conjunto que já está pronto para ser desfrutado. Expansivo, profundo e de média/longa persistência, um ótimo exemplar do Alto Maipo que sempre tem a possibilidade de ganhar alguma coisa com o tempo na garrafa. Avaliação: 89/100 pts.+

Evento "Casa Aberta La Pastina" - vinhos do Uruguai "Castillo Viejo"
Evento "Casa Aberta La Pastina"- Vinhos Orgânicos Emiliana

Category: Eventos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *