Harmonização de vinhos e comida nordestina no “Do Sertão Bar e Restaurante”

Na noite de primeiro de abril de 2014, tivemos oportunidade de conhecer o restaurante de comida nordestina “Do Sertão”, situado na Rua Santo Antonio, 1184 – Bela Vista – cep: 01314-001 ‎ – São Paulo – SP (11) 3107-0884 0884 – contato@dosertaobarerestaurante.com.br, por convite da dupla de Sommeliéres  Ricardo Lima e Geraldo Cavalcante.

 

Sobre o “Do Sertão Bar e Restaurante”

Inaugurado em fevereiro de 2008 pelo casal Raimundo e Dalva nordestinos da cidade de Tauá – Ceará.  Servindo no cardápio comidas tipicamente nordestinas, atraiu vários clientes migrantes nordestinos e a simpatia dos paulistanos.

Em janeiro de 2010 os irmãos Alberto e Gilberto também tauaenses se uniram ao casal e deixaram melhor o que já era bom. O Restaurante do Sertão conhecido por seus pratos típicos é uma ótima opção para o almoço e jantar, também para os momentos de Happy Hour atendendo até o último cliente.

Nada como saborear pratos da culinária brasileira como: Galinha Caipira, Carne de Sol com Mandioca, Queijo Coalho Assado ou Isca de Peixe, aliás, os peixes são fortes atrativos do restaurante. Faz o maior sucesso a Corvina ao Molho com Baião de Dois e Pirão.

 

Este escriba e o Geraldo, Sommelier-chefe da rede de Pizzarias 1900, com uma garrafa do tinto chileno Errazuriz “The Blend” 2011 

 

 

Da esquerda para à direita: Ataide,sommelier da 1900 morumbi, Fabio, gerente da 1900 Tatuapé, Geraldo sommelier da matriz,1900 da Vila Mariana e o Beto, Gerente da 1900 Vila Mariana.
Da esquerda para à direita: Jacques Martins (advogado), Lucas Garaldi (blogueiro), Gilberto Cavalcante (Do Sertão), Jeriel, Ataíde, sommelier da 1900 Morumbi, Fabio, Gerente da 1900 Tatuapé, Geraldo sommelier da matriz, 1900 da Vila Mariana e Beto, Gerente da 1900 Vila Mariana.

 

Os vinhos utilizados na harmonização: Carmelo Patti Cabernet Sauvignon Mendoza 2005, Barbaresco DOCG Fontafredda 2004 e Barolo DOCG Fontanafredda 2003. O resultado: como não poderia deixar de ser o argentino foi muito bem com a picanha, mas também não decepcionou com os demais pratos. A maioria dos presentes entendeu que o Barolo tinha mais estrutura tânica e acidez para enfrentar a gordura e untuosidade existente na maioria dos pratos, mas este escriba gostou mesmo do perfil ao mesmo tempo sólido e delicado do Barbaresco. Aliás, importante destacar o perfeito estado de conservação das amostras, todos da nossa adega pessoal, evoluídos, aromáticos, complexos e sobretudo macios, dotados de excelente acidez de nítido perfil gastronômico. Outro aspecto a ser ressaltado é a qualidade dos pratos da culinária nordestina, preparados com esmero por Gilberto. Enfim, o restaurante é bem simpático, fica num local de fácil acesso e cobra preços justos. Fica consignada a nossa recomendação!

A região dos Vinhos Verdes, com destaque para a casta Vinhão
A classificação Vin de Pays
(Visited 632 times, 1 visits today)

Category: Artigo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *