Líder na importação de vinhos no Brasil, Chile reforça presença em nosso país e usa inovação para resgatar uvas antigas

Com presença maciça nas prateleiras de lojas e supermercados, em restaurantes, na mente e no paladar dos consumidores, o Chile se destaca por sua produção variada de vinhos e por trazer ao nosso mercado rótulos de alta qualidade que vão dos básicos aos complexos, satisfazendo os mais diversos tipos de paladar.

geografia privilegiada permite a elaboração de vinhos em terroirs extremos – no deserto, entre as Cordilheiras e na região próxima ao mar – e estimula o desenvolvimento de novas tecnologias na indústria vitivinícola chilena. Com viticultores vanguardistas e visionários, o Chile se destaca entre os produtores do chamado Novo Mundo, aqueles países situados abaixo da Linha do Equador, como Argentina, Brasil, Uruguai, Austrália e Nova Zelândia.

Não por acaso, o Chile lidera o ranking de vinhos importados em nosso país desde 2002 e fechou 2014 com 44,39% de participação em nosso mercado – mais do que o dobro do segundo colocado. “Há 12 anos seguimos conquistando um número cada vez maior de consumidores, que comprovam nossa vocação para elaborar vinhos frescos e jovens, e rótulos complexos com alto potencial de guarda”, explica Claudio Cilvetimanaging director da Wines of Chile.

Além de produzir vinhos em praticamente todas as faixas de preço e categorias, o desenvolvimento de tecnologias e novos métodos na indústria de vinho do Chile permitiu a expansão do mapa vitivinícola do país, com a elaboração de rótulos em terroirs adversos e o resgate de uvas antigas. Um exemplo marcante é a uva País, cuja importância é enorme na história do vinho chileno: a cepa chegou ao Chile no século 16 e durante 400 anos foi bastante utilizada pelos produtores.

De difícil vinificação, pois apresenta acidez pronunciada e dá origem a vinhos mais rústicos e gastronômicos, ela cedeu espaço a outras uvas nos últimos anos, mas graças a técnicas modernas voltou a integrar a grande variedade de uvas produzidas no Chile.

“Além da País, temos outras variedades bem incomuns atualmente cultivadas pelas vinícolas chilenas. MouvedreGrenacheCarignanPedro XimenezMarsanne e Verdejo, por exemplo, têm sido manejadas com maestria pelos produtores, que utilizam suas inovações para resgatarem e contarem um pouco da nossa história em suas garrafas de vinho”, pontua Álvaro Ariagada, Gerente Brasil da Wines of Chile, associação que representa e promove a indústria vitivinícola chilena.

“Nossa uva ícone nasce de um ‘resgate’. A Carménère havia sido considerada extinta na França depois que a uma praga devastou vinhedos na Europa. Anos depois, a uva foi redescoberta em plantações chilenas e se adaptou perfeitamente ao nosso clima, onde se desenvolveu bem o suficiente para se tornar nossa casta emblemática”, relembra Oscar Paez, diretor do ProChile Brasil, escritório responsável pelas relações comerciais entre Brasil e Chile.

Em São Paulo, o Chile realizou no dia 05.08.15 um dos maiores eventos de vinhos do país, que este ano reuniu trinta e cinco vinícolas: Aresti, Bisquertt, Bodegas y Viñedos de Aguirre, Caliterra, Casa Rivas, Casa Silva, Casablanca, Cono Sur, Cousiño Macul, De Martino, Echeverria, El Principal, Emiliana, Errazuriz, Falernia, Indómita, Kalfu, Maipo, Mancura, Maquis, Montes, Morandé, Ramirana, Requingua, San Pedro, San Pedro Tarapacá, Santa Carolina, Santa Helena, Santa Rita, Siegel, Valdivieso, Villaseñor, Viu Manent, Viña Ventisquero e Yali.

#WinesofChileSP

Wines of Chile

A Wines of Chile é a associação responsável por divulgar os vinhos chilenos no mercado mundial. Representa cerca de 90 vinícolas e, além de sua sede em Santiago, tem escritórios em Londres e Nova York, representantes no Brasil, Canadá e Ásia. Trabalha em parceria com a ProChile (Direção de Promoção de Exportações, instituição do Ministério de Relações Exteriores do Chile) para desenvolver e oferecer programas promocionais e educacionais na Ásia, América (Norte e Sul) e Europa.

ProChile

Escritório comercial do Chile no Brasil, o ProChile apoia a promoção das exportações de bens e serviços chilenos, além de contribuir na atração de investimentos estrangeiros e no fomento do turismo do país. Com 40 anos de experiência e uma rede de mais de 50 escritórios comerciais no mundo, o ProChile apoia empresas chilenas a participarem das mais importantes feiras e conferências internacionais, bem como eventos em que empresários de diferentes regiões do mundo se reúnem para estreitarem relações comerciais. Mais informações: http://www.prochile.gob.cl.

Informações para a imprensaCH2A Comunicação

Empresa portuguesa eleita melhor produtora de vinhos do mundo
Don Melchor 2011 obtém a mais alta pontuação concedida a um Cabernet Sauvignon chileno