Nicolas Potel Meursault Clos de la Baronne 2010

Sobre Meursault –

Meursault é uma importante cidade localizada na sub-região de Côte de Beaune – Borgonha. Seus vinhos são considerados de alta qualidade como os do vizinho do sul Puligny-Montrachet. Meursault, apesar disso, não tem nenhum vinhedo Grand Cru. Ao invés de outras regiões nobres da Borgonha, Meursault é confiável em razão da alta qualidade de seus Premier Cru. Seus vinhos de nível comum também são responsáveis por essa boa reputação. Além dos Premier Crus, a cidade tem um número de vinhedos bem localizados, cujos nomes são citados nos rótulos de vinhos. A última revisão do estatuto das vinhas de Meursault foi no final de 2001.

Videiras Chardonnay em Meursault –
Meursault é uma apelação quase inteiramente de vinhos brancos, feitos a partir da Chardonnay. Menos de 5% das videiras são plantadas com Pinot Noir. Na verdade, os tintos pertencem a um pequeno aglomerado de vinhas, no limite norte da cidade e são os mesmos produzidos sob o nome de vizinho do norte de Meursault, Volnay. Esses sítios todos recaem sob Volnay Santenots para os vinhos tintos.

Os vinhos Meursault são famosos por serem os brancos mais ricos e encorpados da Borgonha, com notas de degustação comumente definidas por manteiga, amêndoas e avelãs tostadas juntamente com finos apontamentos de frutas cítricas e minerais. As diferenças geológicas em todo vinhedos da cidade são notoriamente discerníveis nos vinhos.

Localizada nas encostas ricas em calcário das escarpas de Cote d’Or, as terras de Meursault são abençoadas com o clássico terroir da Borgonha. Elas ocupam uma área na entrada do vale Saint-Romain, um hiato na Cote d’Or, levando a uma variedade de orientações nas encostas locais, desde o sul até leste. Esta variação é apenas um fator contribuinte na variação dos estilos dos vinhos em Meursault.

A cidade se estende pouco mais de 3 milhas (5 km) de norte a sul – ainda pequena, mas relativamente grande quando comparado com o vizinho menor Puligny-Montrachet, que mede apenas 1,2 milhas (2 km). Estas pequenas distâncias e várias denominações englobam centenas de propriedades pertencentes à inúmeras famílias e são um lembrete da natureza do fino terroir e da complexidade do sistema de rotulagem de Borgonha.

Os vinhos da Appellation Meursault Contrôlée, da Appellation Meursault Premier Cru e da Appellation Volnay-Santenots Premier Cru Meursault são colhidos e elaborados na Côtes de Beaune, ao Sul de Volnay e ao Norte de Puligny-Montrachet. São produzidas 2,5 milhões de garrafas em 440 hectares da cepa Chardonnay. É a maior região produtora de vinho branco de toda Côte d’Or e um dos melhores vinhos brancos da França, conhecido desde o século XI. Os vinhos devem ser consumidos de 3 a 15 anos de idade, são bem apropriados para acompanhar peixes com molho branco e queijos do tipo Cantal, Chaource ou Coulommiers. Alguns Crus dignos de nota: Perrières, Charmes e Gouttes d’Or. Seus produtores mais destacados são Coche-Dury, Drouhin, Lafon e Leroy. Fonte – A Enciclopédia do Vinho – Luis Tomás Melgar Gil – Ediouro

 Degustação – 

Nicolas Potel Meursault Clos de la Baronne 2010 – Álcool: 13,5% – Região: Cotes de Beaune – importador: CarrefourAmarelo com reflexo dourado indicando evolução. Aromas abertos e intensos, com notas amanteigadas, nozes, amêndoas e frutas cítricas sobre uma discreta pincelada mineral. Na boca verificamos a plena subscrição desses aromas. Encorpado, denso, macio, com uma gostosa fruta tropical madura. É um branco volumoso sem perder de vista a elegância que caracteriza os vinhos dessa região. Termina persistente e prazeroso. Avaliação: 91/100 pts.+ 

D. V. Catena Cabernet - Cabernet 2010
A mais pura expressão da Malbec - Rutini Malbec 2012
(Visited 96 times, 1 visits today)

Category: Vinho degustado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *