Banner DeCanter

Nutrição com muito Sabor: chef Cássio Prados traz receitas saudáveis e gostosas com salmão chileno

Os brasileiros ocupam a primeira posição quando o assunto é a busca por uma dieta mais saudável, de acordo com um recente estudo realizado pela GfK Consumer Life, agência global especializada em pesquisas sobre tendências de consumo. Parte de uma mudança gradual de comportamento, a constatação aponta para a conscientização do consumidor na hora de montar o cardápio do dia-a-dia.

Além de buscar uma alimentação saudável, considerando qualidade e procedência dos ingredientes, a preferência desse público também está nas opções que prezam pelo paladar. Por isso, o salmão chileno – pescado fresco, de coloração atraente e muito saboroso – vem conquistando o cotidiano e a mesa dos brasileiros, que apreciam uma gastronomia caprichada, suculenta e repleta de apetitosas opções.  

Chef Cássio Prados

Pensando no perfil desse novo consumidor, a Salmón de Chile convidou o chef Cássio Prados, especializado emTendências Gastronômicas, Gastronomia Molecular e Segurança Alimentar, para apresentar os aromas, a textura e os sabores únicos do salmão chileno; e abordar as qualidades nutricionais e a versatilidade do pescado em receitas práticas, leves e saudáveis.

GASTRONOMIA SABOROSA E MAIS SAÚDE NO PRATO

Além de todas as qualidades gastronômicas (singularidade no sabor, consistência apetitosa e infinitas possibilidades de preparo), o salmão chileno é supernutritivo, com sua dose generosa de Ômega-3, que não é sintetizado pelo organismo humano e, por isso, contribui para torná-lo um dos alimentos indispensáveis na manutenção do bem-estar equilíbrio do corpo.

María Julia Riquelme, diretora do ProChile Brasil; Melanie Whatmore, gerente da Salmón de Chile; Jorge Würth, Diretor de Planejamento da Salmón de Chile, e José Joaquín Valdés Saavedra, Diretor de Comunicação da SalmonChile.

Além de contar com a “gordura do bem”, o alimento é rico em vitamina D, que é essencial para o metabolismo ósseo, e ajuda a evitar a incidência de doenças como a osteoporose. Indispensável para fortalecer os músculos, a vitamina também auxilia na absorção intestinal de cálcio e fósforo, e tem seu consumo diretamente relacionado à prevenção doscânceres de mama colorretal.

Reforçando as vantagens nutricionais relacionadas ao consumo regular do salmão, outras importantes características do pescado merecem destaque:

Ø           Possui alta concentração de vitaminas e K, além de contar com minerais essenciais ao corpo humano.

Ø           Atua positivamente no sistema nervoso, no cérebro e na visão de bebês quando consumido durante os três primeiros meses de gravidez.

A substância presente no delicioso peixe reúne uma série de moléculas essenciais à nutrição humana, como o EPA e o DHA, que ajudam a equilibrar os níveis de colesterol e preservar a flexibilidade das artérias e a força muscular do coração, auxiliando na prevenção do desenvolvimento de doenças cardiovasculares.

 

Jorge Würth (idem acima), José Joaquín Valdés Saavedra (idem acima), María Julia Riquelme (idem acima), Cássio Prados, chef do Eataly São Paulo; e Melanie Whatmore (idem acima).

Segundo um levantamento realizado pelo Dietary Guidelines for Americans, Guia de alimentação para Americanos 2015-2020, tais benefícios se estendem a pessoas com ou sem histórico preexistente dessas doenças; e o consumo de uma porção de 28g de salmão equivale à ingestão de 250 mg desses dois componentes do Ômega-3.

 

Ø           Auxilia na redução do desenvolvimento das doenças neurológicas mais comuns em pessoas idosas, como Parkinson e Alzheimer.

Ø           Ajuda a manter o metabolismo ativo.

“As qualidades nutricionais e a riqueza gastronômica – e apetitosa – do salmão representam nosso compromisso em oferecer às pessoas uma opção completa em sabor, saúde e versatilidade. Uma de nossas mais importantes responsabilidades é ampliar o acesso às informações sobre os benefícios do pescado, para ajudar esse consumidor brasileiro a escolher os alimentos de forma inteligente e levar uma vida mais saudável, sem abrir mão de opções suculentas e exclusivas como o saborosíssimo salmão”, ressalta Melanie Whatmore, da associação Salmón de Chile, que promove e incentiva o consumo do salmão chileno no Brasil.

Para demonstrar a versatilidade desse pescado rico em sabor e nutrição, o chef Cássio Prados criou três receitas exclusivas e deliciosas com o salmão do Chile (abaixo)!

 

HAMBÚRGUER DE SALMÃO DO CHILE COM MAIONESE DE WASSABI

(Rendimento – 4 pessoas)

 

Ingredientes:

400 g de salmão chileno limpo de peles e espinhas

30 g de cebola roxa em ‘brunoise’

40 g de dill picados finamente

100 g de panco

30 g de mostarda em grãos dijon

4 mini pães de brioche

4 folhas de acelga

50 ml de óleo de amendoim

Shoyu (a gosto)

 

Para a maionese Wassabi

                    

200 ml de óleo de soja gelado

1 gema de ovo

20 g de mostarda dijon

Sal (a gosto)

1 colher de café de wassabi em pasta

 

Modo de Preparo:

 

Para a maionese Wassabi

Misturar lentamente a gema na mostarda e adicionar óleo aos poucos até obter textura grossa e volumosa. Acrescentar sal e Wassabi e montar o lanche na ordem.

Para o hambúrguer

Picar o salmão na faca ou num processador de alimentos e reservar.

Adicionar cebola picada, dill, mostarda, óleo de amendoim, shoyu e panco e misturar bastante até obter liga. Modelar o hambúrguer e reservar em refrigeração coberto de papel manteiga cortado em quadrados pequenos.

TIRADITOS DE SALMÃO DO CHILE

(Rendimento – 4 pessoas)

 

Para o leite de tigre

200 ml de caldo de peixe

100 ml de suco de maracujá

100 g de salsão

50 g de alho poró

40 g de gengibre

100 g de cebola roxa

20 g de pimenta dedo-de-moça

Brotos ou flores para decorar

Sal a gosto

Para o tiradito 

250 g de salmão chileno cortado em 24 lâminas finas

100 ml de leite de tigre natural

Uma pitada de sal

Uma pitada de pimenta dedo-de-moça

 

 

Modo de preparo:

Para o leite de tigre

Bater o caldo de peixe, o suco de maracujá, o salsão, o alho poró, pimenta dedo de moça, o gengibre e a cebola no liquidificador.

OBS: Manter sempre gelado.

 

Para o tiradito 

Espalhar as lâminas de salmão em formato circular em um prato raso. Temperar com o sal, acrescentar o leite de tigre natural e decorar com os brotos ou flores.

 

PAPILLOTE DE SALMÃO COM COGUMELOS

(Rendimento – 4 pessoas)

Ingredientes:

 

4 filés inteiros de salmão chileno sem pele

500 g de cogumelos Shitake

500 g de cogumelos Shimeji

300 g de ervilhas tortas

Azeite de baunilha (a gosto)

500 g de morangos

Sal (a gosto)

 

Modo de preparo:

 

Embrulhar todos os ingredientes em papel alumínio ou papel manteiga. 

 

 

MASSA COM SALMÃO NA MANTEIGA

(Rendimento – 4 pessoas)

Ingredientes:

 

800 g de massa seca

14 LT de água

Sal (a gosto)

200 g de manteiga

400 g de salmão chileno cortados em tranche (fatias)

 

Modo de preparo:


Cozinhar a massa por cerca de 7 min até ficar al dente e reservar. Selar os tranches de salmão na manteiga até o ponto desejado e servir em seguida com a massa. 

 

 

Selo de Origem Salmão do Chile

O salmão chileno é internacionalmente reconhecido por suas altas qualidades nutricionais. Seu cultivo está concentrado ao sul do Chile, país privilegiado por suas excelentes condições de clima e solo e referência em segurança alimentar e no desenvolvimento de novas tecnologias na indústria mundial de alimentos.

Salmão do Chile – Salmón de Chile 

De uma parceria entre ProChile – Direção de Promoção de Exportações, órgão vinculado ao Ministério de Relações Exteriores do Chile – e a indústria de salmão chilena, nasce, em  2012, a Associação Salmón de Chile, idealizada para promover e potencializar o consumo do salmão no mundo. O Brasil foi o país escolhido para o início de suas ações por ser o mercado com melhores projeções para a venda do produto sendo, atualmente, o terceiro mais importante para a indústria. A associação tem como principal objetivo tornar o consumo de salmão um verdadeiro estilo de vida para seus consumidores. Mais informações www.salmondechile.com

 

Informações para a imprensa: CH2A Comunicação

Diretora: Alessandra Casolato – [email protected]

Coordenadora: Magaly Corgosinho – [email protected]

Atendimento: Débora Rodrigues – [email protected]

Tel. (11) 3253.7052 | Cel. (11) 9 9239.0569

 

Category: Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *