Banner DeCanter

O que são vendas de vinhos “en primeur”?

“En primeur” pode ser   traduzido como “antes de todo mundo” .

A compra “en primeur” é a compra dos vinhos que ainda estão na barrica, dois anos antes de se tornar vinhos finalizados e engarrafados disponíveis no mercado.

Por que existe a compra “en primeur” ?

O Financiamento do Château –

Esta prática é muito comum especialmente na região de Bordeaux. Os castelos e especialmente os Grands Crus Classés costumam vender antecipadamente uma parte de sua produção anual .

Alguns meses após a colheita, em abril, os proprietários convidam seus negociants e formadores de opinião para provar o vinho que ainda estão nas barricas.

Dependendo do resultado da prova, os châteaux vendem uma parte para os negociantes (Allocation) que vão atrás de outros compradores pelo planeta. Esta prática serve para que os castelos financiem sua produção.

Esse sistema de compra “en primeur” conhecido também como “Place de Bordeaux” funciona desde 1970.

Os Châteaux definem seus preços, baseados em tendência de mercado e nas avaliações dos especialistas como Robert Parker, por exemplo.

Após adquirir suas “Allocations”, uma determinada quantidade de garrafas que o Castelo vai fornecer, o negociante vai em busca de compradores, tentando lucrar sobre os preços divulgados pelo castelo.

Os compradores procuram os negociants e asseguram suas compras. Depois disso, só resta esperar dois anos.

Então por que comprar “en Primeur” ?

Quando os vinhos são postos no mercado dois anos depois, eles tem um outro preço, bem maior do que da compra “en primeur”

Enólogo Rafael Urrejola: "o Chile está começando a colher o que semeou"
Restaurantes que não cobram rolha - lista do Estadão

Category: Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *