Palmento Nero D’Avola Sicilia DOC 2017

Essa uva, também conhecida como Calabrese, é a variedade tinta mais plantada na Sicília. E não é de hoje. Essa é uma história de séculos. O nome Nero d’Avola, inclusive, refere-se à “uva negra proveniente da cidade de Avola”, na costa sudeste da ilha.

Mas há uma polêmica envolvendo a origem da uva. Há quem afirme que ela nasceu na Calábria. Há quem sustente que o nome Calabrese não tem essa ligação, tendo derivado, na verdade, da palavra Calavrisi ou Calaurisi, usada para identificar os habitante de Avola. Há quem afirme, ainda, que ela surgiu na Mesopotâmia.

O fato é que Nero d’Avola é considerada uma uva nativa da Itália. O que já faz dela uma uva interessante. Outro fato é que essa uva tem sido, cada vez mais, vista em varietais. Quando em cortes, os parceiros mais comuns da Nero d’Avola são Cabernet Sauvignon, Frappato, Merlot e Syrah.

Além da Itália, outros produtores que têm se destacado no cultivo de Nero d’Avola são Austrália e Califórnia.

A Nero d’Avola é intensamente aromática. Quando jovem, o vinho produzido com ela traz aromas de ameixa, frutas vermelhas, pimenta e cravo. Com o tempo em carvalho, contudo, Nero d’Avola adquire também sabores de chocolate e acentuado aroma de framboesa. Com cor profunda, acentuada acidez, alto teor alcoólico e muitos taninos, esse é um vinho que envelhece bem.

Fonte: http://www.tintosetantos.com/index.php/escolhendo/cepas/670-nero-d-avola

Palmento é um Nero D’Avola Siciliano elegantemente equilibrado – Clubdjeriel.jpg

O propalado potencial vitícola do Sul da Itália já foi sobejamente comprovado, uma vez que livre de diversas restrições legais sobre uvas permitidas que pesam principalmente sobre outras regiões italianas, os vinhateiros estão sabendo explorar o potencial da região que deu um enorme salto qualitativo.  O único “senão” é que aqui no Brasil alguns “agentes de mercado” praticam preços exagerados para esses vinhos os quais ao menos em tese deveriam ser mais baratos do que os de outras regiões vinícolas italianas…mas para este post conseguimos encontrar um vinho que não tem preço exagerado se se levar em consideração a qualidade apresentada. Ei-lo:

Degustação – 

Palmento Nero D’Avola Sicilia DOC 2017 – Álcool: 14% – Importadora Itália Mais – Preço médio: R$ 70 – R$ 75 – vermelho-rubi intenso, brilhante a indicar um vinho jovem. Nos aromas inicialmente um nota de cereja ao maraschino domina o conjunto. Depois um toque de especiarias e amoras. No paladar agrada pela maciez dos taninos e intensa presença de frutas negras. Generoso no álcool, bom por si só, deve crescer à mesa, por conta de sua vibrante acidez. Seco, mineral, fresco, flui bem no paladar e termina com persistência média, sem amargor, com um toque levemente picante que caracteriza essa variedade. Avaliação: 89/100 pts.

Desempenho abaixo do esperado: Neozelandês Yealands Land Made PGR 2017
Miliasso 8 vites DOC Piemonte 2014

Category: Vinho degustado

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *