Periquita celebra uma vez mais o “ESTILO DE VIDA PORTUGUÊS” na prova Periquita com ANTÓNIO ZAMBUJO

Periquita e António Zambujo unem-se uma vez mais para celebrar o “estilo de vida Português” com a Prova Periquita com António Zambujo – 12 de Outubro – Casa Museu José Maria da Fonseca =
A segunda edição da Prova Periquita com António Zambujo, que celebra o estilo de vida verdadeiramente Português, decorre na Casa Museu José Maria da Fonseca, em Azeitão, dia 12 de Outubro. Terá início com uma visita guiada à Casa Museu e uma prova de vinhos, incluindo a edição especial Periquita António Zambujo, seguindo-se um jantar na companhia do artista e um concerto exclusivo nas caves da José Maria da Fonseca. A Rádio Comercial associa-se novamente à Prova Periquita com António Zambujo, promovendo um passatempo a partir de dia 22 de Setembro que dará a possibilidade a vários ouvintes de estarem presentes no evento.
Periquita é um vinho com a alma de um povo único que se soube reinventar e modernizar, sem esquecer como e onde nasceu, tal como a música de António Zambujo. Em 2016 uniram-se na criação de um novo vinho – Periquita Edição Especial António Zambujo. O músico e o enólogo Domingos Soares Franco inspiraram-se na Portugalidade e suas raízes para criarem este tinto da colheita de 2014, resultado de um blend de Castelão, Touriga Nacional e Touriga Francesa, de paladar frutado e aromas de baunilha, violetas, frutos azuis, menta e carvalho. Esta edição especial inclui ainda a oferta do download do álbum “Rua da Emenda”.
Com uma forte ligação ao fado, à amizade e aos momentos mais importantes da vida, Periquita e António Zambujo orgulham-se das suas origens e são dois dos ícones que melhor representam Portugal, dentro e além-fronteiras.
Sendo o primeiro vinho tinto engarrafado em Portugal, há mais de 160 anos, Periquita é presença habitual na mesa dos portugueses. O arrojo e a inovação desde sempre marcaram o espírito de Periquita, que agora, com António Zambujo como rosto e voz deste mote, reforçam uma parceria que tem como base uma série de iniciativas, como esta, a que se junta a Rádio Comercial.
SIGA ESTA PARCERIA NO FACEBOOK
Sobre Periquita
O vinho Periquita é conhecido como o primeiro vinho tinto engarrafado em Portugal. Essa inovação traduz a sua originalidade e, o reflexo da Portugalidade surge da sua presença na mesa dos portugueses – de todos nós – desde 1850. À nossa, ao estilo de vida Português!
A história do Periquita remonta ao início da própria história da José Maria da Fonseca, quando o fundador da empresa, o Senhor José Maria da Fonseca comprou, por volta de 1846, a propriedade Cova da Periquita. Foi nessa propriedade, hoje em dia quase engolida pelo desenvolvimento urbano, que José Maria da Fonseca plantou as primeiras uvas da casta Castelão, que ele próprio havia trazido, muito provavelmente, da província do Ribatejo.
O vinho produzido na Cova da Periquita desde logo provou ser o melhor da região dando origem a que os outros proprietários pedissem a José Maria da Fonseca varas daquela casta para plantarem nas suas próprias propriedades. Desta forma, o vinho tornou-se conhecido em Azeitão como o vinho da Periquita, passando a ser comercializado pela José Maria da Fonseca como Periquita.
Embora não possa ser avançada com exatidão a data em que a primeira colheita foi produzida, é porém certo que o Periquita já estava a ser produzido em 1850, tendo a colheita de 1886 recebido a medalha de ouro na Exposição de Vinhos de Berlim em 1888.
José Maria da Fonseca registou a marca Periquita em 1941. Por este motivo, o Periquita é na atualidade a mais antiga marca Portuguesa de vinho de mesa comercializada tendo adquirido, ao longo do tempo, uma crescente popularidade em Portugal e uma considerável notoriedade em mercados tais como a Suécia, o Brasil, Reino Unido, Estados Unidos da América, Canadá, Dinamarca e Noruega.
A José Maria da Fonseca
Fundada há mais de 180 anos, a José Maria da Fonseca é um dos líderes nas áreas da produção e comercialização de vinhos de mesa e generosos em Portugal, encontrando-se as suas marcas presentes em mais de 70 países.
O portfólio da José Maria da Fonseca engloba mais de trinta marcas de grande qualidade, representativas das principais regiões vitivinícolas nacionais. Muitas delas são hoje casos de popularidade a nível nacional e  internacional e autênticos emblemas do nosso País. Este sucesso decorre do enorme investimento humano e material e de uma constante capacidade de renovação por parte da José Maria da Fonseca que, ao longo da  sua  história, e atualmente já na sétima geração, tem sabido preservar uma herança preciosa sem descurar a modernização, correspondendo aos padrões de exigência que os consumidores dela esperam e surpreendendo a cada passo.
Para mais informações contacte a José Maria da Fonseca:
Sofia Soares Franco
Rota dos Vinhos do Alentejo - Semana dos Produtores 25 a 30 de Setembro