Periquita, uma paixão que fica para sempre

Para o dia mais romântico do ano, a José Maria da Fonseca tem a melhor sugestão: Periquita Tinto para dar mais sabor à sua paixão. Prepare um jantar romântico, acenda as velas e aprecie as notas de frutos vermelhos deste vinho icónico, enquanto celebra com a sua cara metade –

 

 

Se preferir festejar este dia especial fora de casa, no dia 14 de Fevereiro, em qualquer um dos restaurantes aderentes, pode usufruir de uma ementa especialmente preparada para esta ocasião, acompanhada por vinhos criteriosamente selecionados, e receber de oferta um voucher para uma visita guiada à Casa Museu José Maria da Fonseca, válido para duas pessoas, e ainda 2 bombons.

No sábado, 16 de Fevereiro, pode surpreender a cara-metade com uma visita à Casa Museu José Maria da Fonseca, em Azeitão, onde será oferecida uma visita guiada e uma prova de dois vinhos a todos os casais de namorados num dos seguintes horários: 11h e 15h.

Nesta visita poderá conhecer muitos dos locais onde desde 1834 se faz a história da José Maria da Fonseca, a empresa produtora de vinhos de mesa e Moscatel de Setúbal mais antiga de Portugal. A visita tem início na Sala Museu, passando pela Adega da Mata, onde estagia o vinho Periquita, pela Adega dos Teares Novos e termina na Adega dos Teares Velhos (onde estagiam os Moscatéis de Setúbal mais antigos).

A apaixonar os portugueses desde 1850, o Periquita tinto vai tornar o seu dia de S. Valentim ainda mais apaixonante. Com aromas de morangos, framboesas, amoras silvestres, café e baunilha, este tinto da colheita de 2017 com um blend de Castelão, Trincadeira e Aragonez, tem um paladar muito frutado, equilibrado e boa acidez.

 

Sobre a Periquita: O vinho Periquita é conhecido como o primeiro vinho tinto engarrafado em Portugal. Essa inovação traduz a sua originalidade e, o reflexo da Portugalidade surge da sua presença na mesa dos portugueses – de todos nós – desde 1850. À nossa! A história do Periquita remonta ao início da própria história da José Maria da Fonseca, quando o fundador da empresa, o Senhor José Maria da Fonseca comprou, por volta de 1846, a propriedade Cova da Periquita. Foi nessa propriedade, hoje em dia quase engolida pelo desenvolvimento urbano, que José Maria da Fonseca plantou as primeiras uvas da casta Castelão, que ele próprio havia trazido, muito provavelmente, da província do Ribatejo.  O vinho produzido na Cova da Periquita desde logo provou ser o melhor da região dando origem a que os outros proprietários pedissem a José Maria da Fonseca varas daquela casta para plantarem nas suas próprias propriedades. Desta forma, o vinho tornou-se conhecido em Azeitão como o vinho da Periquita, passando a ser comercializado pela José Maria da Fonseca como Periquita. Embora não possa ser avançada com exatidão a data em que a primeira colheita foi produzida, é, porém, certo que o Periquita já estava a ser produzido em 1850, tendo a colheita de 1886 recebido a medalha de ouro na Exposição de Vinhos de Berlim em 1888. José Maria da Fonseca registou a marca Periquita em 1941. Por este motivo, o Periquita é na atualidade a mais antiga marca Portuguesa de vinho de mesa comercializada tendo adquirido, ao longo do tempo, uma crescente popularidade em Portugal e uma considerável notoriedade em mercados tais como a Suécia, o Brasil, Reino Unido, Estados Unidos da América, Canadá, Dinamarca e Noruega.

 

Sobre José Maria da Fonseca: Fundada há 185 anos, a José Maria da Fonseca é um dos líderes nas áreas da produção e comercialização de vinhos de mesa e generosos em Portugal, encontrando-se as suas marcas presentes em mais de 70 países. O portefólio da José Maria da Fonseca engloba mais de trinta marcas de grande qualidade, representativas das principais regiões vitivinícolas nacionais.  Muitas delas são hoje casos de popularidade a nível nacional e internacional e autênticos emblemas do nosso País.  Este sucesso decorre do enorme investimento humano e material e de uma constante capacidade de renovação por parte da José Maria da Fonseca que, ao longo da sua história, e atualmente já na sétima geração, tem sabido preservar uma herança preciosa sem descurar a modernização, correspondendo aos padrões de exigência que os consumidores dela esperam e surpreendendo a cada passo.

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