Por mais de 15 anos consecutivos, Chile detém quase metade do mercado de vinhos importados no Brasil

Potência vitivinícola do chamado Novo Mundo, o Chile fechou 2016 com 47% do mercado de vinhos importados no Brasil, ranking que lidera desde 2002 e onde apresenta crescimento constante. No último ano, o aumento foi de 8,97% em valor e 14,53% em volume (os dados são da Intelvid) e o Brasil segue entre os cinco principais mercados de exportação para os vinhos do Chile, que registram presença maciça nas prateleiras de lojas e supermercados, em restaurantes, na mente e no paladar dos apreciadores no Brasil.

Reforçando a importância do mercado brasileiro para a indústria do vinho no Chile, uma delegação de produtores e enólogos de 37 representativas vinícolas do país desembarca em São Paulo (SP) no dia 9 de agosto para a 7ª edição anual do Tasting Wines of Chile, um dos principais eventos de vinhos no Brasil realizado no icônico Hotel Unique.

Na ocasião, também será apresentada a campanha ‘Amo Vinho.Amo Chile’, desenvolvida especialmente para o mercado brasileiro – a exemplo do que a associação tem realizado em outros importantes mercados mundiais – com peças comunicacionais e ações focadas na experiência do consumidor e na inserção do vinho em diversos momentos do dia-a-dia. Em 2018, além das atividades direcionadas ao trade (profissionais, importadoras, lojas, varejo, restaurantes), serão realizadas ações dirigidas ao consumidor e que irão promover o consumo de vinhos de maneira informal e descontraída.

“A geografia privilegiada do Chile e suas barreiras naturais permitem a elaboração de vinhos nos mais diversos terroirs: em vales que são joias de nosso país, como Colchagua e Apalta, e em regiões extremas, como oDeserto do Atacama. São condições desafiadoras para extrairmos a expressão máxima de cada vinhedo e isso estimula o desenvolvimento de novas tecnologias na indústria vitivinícola chilena, uma das mais expressivas no mundo”, resume Angelica Valenzuela, diretora comercial da Wines of Chile, associação responsável por difundir em todo o mundo os vinhos chilenos.

María Julia Riquelme, diretora do ProChile Brasil, reafirma a importância da exitosa e consistente relação comercial entre os dois países: “A oferta exportável de alimentos e bebidas chilenos é variada e de reconhecida qualidade, o que faz com que nossos vinhos sejam tão bem aceitos nos mercados em que atuamos. Chegamos à 7ª edição de um grande evento que reforça as parcerias comerciais entre Brasil e Chile em um dos setores mais importantes da nossa economia, que é a indústria vitivinícola. Há mais de 15 anos consecutivos o Chile é o principal fornecedor de vinhos importados para o Brasil e confiamos que a qualidade e a diversidade dos nossos rótulos farão com que sigamos no topo da preferência dos brasileiros”.

7º Tasting Wines of Chile em São Paulo

Apaltagua, Bodega y Viñedos Korta, Casas Del Bosque, Concha y Toro, Cono Sur, Emiliana, Encierra, Espiritu de Chile, Garcés Silva Family Vineyards, Miguel Torres Chile, Santa Rita, Siegel Family Wines, Veramonte, Viña Alto Quilipin, Viña Anakena, Viña Aresti, Viña Bisquertt, Viña Carmen, Viña Casa Donoso, Viña Casa Silva, Viña Casablanca, Viña Cousiño Macul, Viña Doña Javiera, Viña Echeverria, Viña El Principal, Viña Errazuriz, Viña Las Niñas, Viña Montes, Viña Perez Cruz, Viña Requingua, Viña San Esteban/In Situ, Viña San Pedro, Viña Santa Carolina, Viña Tarapacá, Viña Undurraga, Viña Valdivieso, e Viña Ventisquero.

#WinesofChileSP #amovinhoamochile

Wines of Chile

A Wines of Chile é a associação responsável por divulgar os vinhos chilenos no mercado mundial. Representa cerca de 90 vinícolas e, além de sua sede em Santiago, tem escritórios em Londres e Nova York, representantes no Brasil, Canadá e Ásia. Trabalha em parceria com a ProChile (Direção de Promoção de Exportações, instituição do Ministério de Relações Exteriores do Chile) para desenvolver e oferecer programas promocionais e educacionais na Ásia, América (Norte e Sul) e Europa.

ProChile

Escritório comercial do Chile no Brasil, o ProChile apoia a promoção das exportações de bens e serviços chilenos, além de contribuir na atração de investimentos estrangeiros e no fomento do turismo do país. Com 40 anos de experiência e uma rede de mais de 50 escritórios comerciais no mundo, o ProChile apoia empresas chilenas a participarem das mais importantes feiras e conferências internacionais, bem como eventos em que empresários de diferentes regiões do mundo se reúnem para estreitarem relações comerciais. Mais informações: http://www.prochile.gob.cl.

Informações para a imprensa: CH2A Comunicação

Diretora: Alessandra Casolato – alessandra.casolato@ch2a.com.br

Coordenadora: Magaly Corgosinho – coordenadoria@ch2a.com.br

Atendimento: Débora Rodrigues – atendimento2@ch2a.com.br