Quieto 2008

Sobre Agrelo: é uma região fria de Mendoza, que faz parte de Luján de Cuyo, região na qual a Malbec encontra a sua máxima expressão na Argentina (inclusive foi elevada à condição de DOC). O solo pobre, bem drenado, rico em minerais tem composição ideal e as características geográficas da região concorrem positivamente para o cultivo de videiras. A região também se destaca pela amplitude térmica e das condições climáticas especiais de que se beneficia (seu clima é temperado continental seco, com poucas precipitações durante a época de outono e inverno e mais expressiva durante o verão), que são perfeitas para as videiras, que se expressam através de uvas de ótima qualidade, das quais resultam excelentes vinhos que justificam a fama da região.

Montequieto

Sobre a Bodega Montequieto

Tudo começou no ano 2000 com a aquisição de uma “finca” em Agrelo com uma “casona” que formava parte de uma antiga estância. A medida que o projeto Montequieto avançava, fixava raízes na região de Agrelo sempre em contato com a terra, frutos e ciclos naturais. Atualmente, o projeto Montequieto já conta com 12 anos, eis que começou no ano 2001 com a plantação dos primeiros vinhedos; a primeira colheita em 2003 e a bodega inaugurada em 2004. O primeiro vinho produzido em 2005 e logo no ano seguinte, em 2006, veio a primeira medalha no AWA – Argentine Wine Awards.

Com boa tecnologia, organização enxuta e uma grande equipe de trabalho, as melhores uvas são utilizadas para a elaboração dos vinhos, sempre em equilibrada harmonia. A busca pelo aperfeiçoamento é constante com a descoberta de novos terroirs  (Vale de Uco e Ugarteche) com a videira surpreendendo cada vez mais com suas diferentes expressões valorizadas.

 

O Quieto é um blend mendocino da reconhecida região de Agrelo - Luján de Cuyo, reconhecidamente um dos melhores terroirs de Mendoza
O Quieto é um blend mendocino da região de Agrelo – Luján de Cuyo,

Degustação

Quieto blend 2008 – álcool: 14,1% – variedades: Cabernet Franc (45%), Malbec (40%) e Cabernet Sauvignon – Região: Vista Flores, Ugartche e Agrelo/Luján de Cuyo/Mendoza – importador: Wine & Co (tel. 11 2769 8846) – preço: R$ 79 – vinho amadurecido doze meses em tanques de aço inoxidável (80%) e barricas de carvalho francês (20%) – informa o produtor na ficha técnica deste vinho que ” a presença de uma considerável porcentagem de Malbec aporta a frescura necessária para sua grande presença em boca e elegância. Este vinho proporciona uma grande experiência aromática no nariz. Na boca, de persistência média, três variedades muito distintas e de marcada personalide dão ao corte o equilíbrio necessário porque nenhuma delas deixa de ser a protagonista. A Malbec aporta a potência aromática e os frescor das frutas negras, a Cabernet Franc dá suporte com sua estrutura tânica e a Cabernet Sauvignon, minoritária, aporta personalidade e longevidade ao corte”. Análise Organoléptica: vermelho-rubi com reflexo púrpura intenso. Aberto nos aromas com uma nota destacada de baunilha dominando o conjunto num primeiro momento, para prevalecer após alguns minutos a tradicional nota de ameixa da Malbec secundada por toques de licor de cacau. No paladar a sua entrada revelou um vinho alcoólico, de taninos macios levemente adocicados, com boa quantidade fruta que em nenhum momento foi ofuscada pela madeira. Acidez razoável e final de média persistência, marcado pelo álcool e por alguma rugosidade que deverá desaparecer com mais algum tempo de afinamento na garrafa. No retrogosto uma gostosa nota de chocolate. Avaliação: 88-89/100 pts.+

(Visited 76 times, 1 visits today)

Category: Sem categoria

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *