Saudáveis e versáteis, Mexilhões do Chile chegam ao Brasil

mejillones21 (3)

Situado entre a Cordilheira dos Andes e o Pacífico, o Chile é um país de grandes contrastes e produtos tão variados quanto sua paisagem. Sua vasta costa marítima oferece ampla diversidade de frutos do mar. Desta extensão, chega ao Brasil mais uma opção em mariscos: os mexilhões da Patagônia, encontrados nas versões enlatados e congelados.

005

A pureza das águas geladas da Patagônia elevam a excelência dos mexilhões chilenos, que são cultivamos em um ecossistema protegido e livre de poluição. 100 % naturais, seu sabor, textura e riqueza nutritiva permitem uma variedade de preparações. Podem ser servidos quentes, frios, em sopas, como aperitivos ou mesmo como prato principal.

Chorito Carne 4107

Os mexilhões também têm múltiplas virtudes nutricionais: fonte de fitoesteróis, que facilitam a eliminação do colesterol do organismo, tem baixo índice de sódio e fornecem ao organismo fósforo, potássio e zinco.

Desde 1991, o Chile conta com uma associação de produtores de mexilhões, a AMICHILE, com mais 50 associados entre produtores e exportadores de todo país. Com apoio do ProChile, instituição do Ministério de Relações Exteriores do governo chileno para Direção de Promoção de Exportações, o órgão reuniu, em 2011, nove das principais empresas exportadoras do produto para dar uma identidade única aos mexilhões da Patagônia através da marca setorial Patagonia Mussel.(www.patagoniamussel.com)

DSC_0563

A marca promove campanha no Brasil para incentivar a entrada dos mariscos por aqui, bem como melhorar suas vantagens competitivas. A ação pretende chegar a quatro principais segmentos: importadores, distribuidores, varejistas e o mundo gourmet.

“Nosso desafio é convidar os consumidores brasileiros a descobrir e apreciar o sabor e a qualidade dos mexilhões chilenos, um alimento que se destaca pelo sabor, textura e valor nutritivo, produzido de forma natural nas águas limpas e frias da Patagônia”, afirma Pedro Pablo Ovalle, diretor comercial da AMICHILE.

iStock_000012966369Large

“Estamos trabalhando de forma comprometida para continuar trazendo para o Brasil produtos saudáveis e gostosos. Durante 2012 nossa exportação de frutos do mar  para o Brasil superou US$ 320 milhões e estamos muito otimistas de que a Patagonia Mussel, com esta aposta de aproximação nos ajude a incrementar nossa presença principalmente como fornecedores confiáveis de alimentos de qualidade.” Comentou Oscar Paez, diretor comercial do Prochile no Brasil.

AMICHILE – Associação de Produtores de Mexilhão do Chile

Centro Capera

A Associação de Produtores de Mexilhão do Chile (www.amichile.com) surgiu em 1991 para promover a atividade, centralizar as informações relacionadas ao setor, constuir pontes de cooperação e apoiar os pequenos produtores de mexilhão no desenvolvimento tecnológico. Atualmente, a associação detém mais de 80% da produção e exportação de mexilhões no Chile. A mitilicultura é a segunda principal atividade agrícola no país, gerando 12 mil postos de trabalho e movimentando anualmente cerca de 180 milhões de dólares em exportações.

DSC_1555

Sobre o ProChile

O ProChile, Escritório Comercial do Chile no Brasil, possui uma ampla gama de serviços que promovem as exportações de produtos chilenos, além de contribuir na promoção e atração de investimentos estrangeiros e no fomento do turismo do país. Com mais de 35 anos de experiência e uma rede de mais de 50 escritórios comerciais no mundo, o ProChile mapeia e apoia empresas chilenas a participarem das mais importantes feiras e palestras internacionais, bem como eventos em que empresários de diferentes regiões do mundo se reúnem para estreitarem relações comerciais.

Fonte: CH2A