Banner DeCanter

Seña 2015, o vinho perfeito premiado com 100 pontos

O tinto chileno Seña 2015 brilha pelo seu equilíbrio perfeito e estrutura marcada por suas muitas camadas de fruta pura e taninos sedosos. Este vinho apresenta complexidade maravilhosa, juntamente com uma tensão única, energia e elegância. Da colheita realizada em dias ensolarados seguidos por noites frias permitiram a maturação uniforme e perfeita, conferindo-lhe profundidade de fruta, intensidade, juntamente com excelente suavidade, comprimento e profundidade.  Uma estação de crescimento ensolarada e seca, eis que a temporada de 2015 foi seca, especialmente durante a estação de crescimento. O inverno foi leve, com registros de 283 milímetros de chuvas, mas para cada mês entre outubro e abril quase não houve nenhuma precipitação, à exceção de uma chuva ligeira em março, que teve efeito positivo refrescante. A primavera começou com temperaturas mais altas do que as registradas pela média histórica, especialmente a acumulação de calor foi 19% acima de um ano normal. É dado um pontapé para o início do processo vegetativo. O crescimento, permitiu um dossel bem equilibrado e saudável. Novembro e dezembro passaram da média para o frio. Essas condições favoreceu-nos com um owering constante, proporcionando condições de frutas saudáveis. No total, a soma total de calor foi 5,6% maior do que as médias registradas. Uma escolha adiantada na busca da fineza, eis que as uvas foram colhidas em perfeitas condições. A monitoração precisa de cada bloco nos permitiu escolher com grande precisão. A temporada começou com Cabernet Sauvignon em 1° de abril e encerrou com a Carménère na última semana de abril. Na taça, o Seña 2015 exibe uma intensa cor vermelha com uma borda marcantemente roxa. O aroma é cheio e intenso, tendendo aos frutos pretos, cereja e noz com um toque de especiarias inerentes à Cabernet Sauvignon. O paladar acompanha o aroma, com os mesmos frutos escuros complexos e estrutura duradoura por toda parte. Os sabores incluem fruta, noz-moscada e caramelo por conta do carvalho. A boca é perfeita em toda a parte, com frutos exuberantes, intensos e taninos opulentos. Um vinho elegante, longo e flexível com um equilíbrio perfeito entre tanino, acidez e fruta”. Francisco Baettig, Enólogo-Chefe, março de 2017.

 

Na última matéria de James Suckling sobre o Chile,  Seña 2015 recebeu 100 pontos –

Santiago, 26 de maio de 2017 – Seña, o primeiro ícone do Chile, entrou oficialmente para o seleto grupo dos vinhos “perfeitos” avaliados com 100 pontos, após o relatório que acaba de ser publicado pelo crítico internacional de vinhos James Suckling. Esta pontuação perfeita coroa a trajetória consistente de Seña como um vinho de classe mundial, alcançado através do compromisso apaixonado com a qualidade, perseverança e inovação. Também posiciona o Vale do Aconcágua e consolida o Chile entre as mais prestigiadas denominações de classe mundial.

Depois de sua recente viagem ao Chile em três anos (a quinta), durante a qual provou quase 800 vinhos chilenos, James Suckling publicou seu artigo intitulado “O Tempo do Vinho Chileno é Agora”, no qual elogiou a excelente qualidade dos vinhos chilenos produzidos em todo o país, e atribuiu a Seña 2015 100 pontos descrevendo-o como: “Deslumbrantes aromas de groselha preta, pedra, mirtilo e alcaçuz. Também iodo. Floral. Perfumado. Corpo cheio, densidade de fruta fantástica e taninos maduros. Ele continua por minutos no paladar com tanta energia e foco. Toque mastigável no acabamento. Um vinho complexo e completo que oferece uma generosidade com firmeza. Beba em 2021, mas já é um clássico. “

Eduardo Chadwick, proprietário e Presidente da Viña Seña, comentou: “Seña foi criado sob nossa visão que os vinhos chilenos devem ser reconhecidos entre os melhores do mundo, e nas últimas vinte safras tem mostrado uma trajetória consistente, demonstrando seu lugar como um tinto de classe mundial. Estou muito feliz por James ter reconhecido o nosso belo Seña 2015 e premiado com uma pontuação perfeita. Isto não é apenas um grande reconhecimento para Seña, mas também para o Vale do Aconcágua e para os vinhos chilenos, ao consolidar nosso reconhecimento na produção de vinhos de  qualidade pelos críticos mundiais”. Francisco Baettig, Enólogo-Chefe do Seña, acrescentou: “Seña 2015 brilha pelo seu equilíbrio perfeito e estrutura sem costura, marcado por suas muitas camadas de fruta pura e taninos sedosos. O vinho apresenta maravilhosa complexidade, juntamente com tensão única, energia e elegância. Este é um reconhecimento definitivo de que o Chile pertence às grandes ligas de vinho, e é uma recompensa justa ao trabalho duro e dedicação da nossa equipe“.

Variedades: Cabernet Sauvignon (57%), Carménère (21%), Malbec (12%), Petit Verdot (7%) e Cabernet Franc (3%) – Álcool: 13.5 % by vol. – pH: 3.55 – acidez total: 6 g/l (tartaric acid) – açúcar residual: 2.21 g/l – Amadurecimento em barricas: 22 meses – 65% em barricas francesas novas e 12% Foudre (New Stockinger).

Tiago Locatelli é o novo Sommelier da importadora Decanter
Três tintos do Chile receberam 100/100 pts. de James Suckling

Category: Notícias

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *