Seña, mais uma vez o melhor

Depois de Berlim, vinho é eleito o favorito durante degustações às cegas no Reino Unido

No ultimo dia 18 de maio foi promovida a degustação do vinho Seña em Londres, que assim como na “Cata de Berlin” em 2004, elegeu o ícone chileno do produtor Edward Chadwick o favorito. A degustação realizada pelos melhores paladares do Reino Unido foi feita as cegas e apresentou uma seleção de quatro safras do Seña ao lado de prestigiados Premiers Grand Cru de Bordeaux e Super Toscanos. Produzido desde 1995 Seña figura entre os melhores vinhos do Chile e é vencedor de inúmeros concursos internacionais, sempre surpreendendo em degustações as cegas.

Cerca de 50 membros da indústria do vinho Inglês e internacionais se reuniram no Hotel Four Seasons de Park Lane, entre eles sommeliers, jornalistas e compradores para participar da degustação de Seña do Reino Unido. O Seña 2008 foi o favorito entre os participantes, o segundo lugar foi para a sua mais nova safra, a 2010. Segue o ranking:

1° – Seña 2008

2° – Seña 2010

3° – Château Margaux 2001

4° – Sassicaia 2005

5° – Seña 2001

6° – Tignanello 2008

7° – Seña 2005

8° – Seña 1997

9° – Seña 1995

10° – Château Lafite 1995

Nenhuma informação foi dada aos participantes sobre a origem dos vinhos antes degustação. Cada participante qualificou os vinhos de forma anônima, apontando as suas cinco preferências.

“Nosso Vale do Aconcágua no Chile tem sido reconhecido entre os melhores do mundo e os resultados desta degustação são uma prova do seu potencial de envelhecimento. Este vinho foi criado como o primeiro ícone do Chile e ao longo dos últimos dezessete anos tem demonstrado uma qualidade elevada em provas às cegas em todo o mundo. Estou muito satisfeito e feliz por apresentar pela primeira vez a nossa safra 2010 que será lançada somente em setembro deste ano e já alcançou a segunda posição, mostrando seu grande potencial”, disse satisfeito com os resultados, o presidente da vinícola Seña Eduardo Chadwick.

Os vinhos Seña são vendidos no Brasil com exclusividade pela importadora Expand há mais de 16 anos, desde a primeira safra. Para celebrar a premiação a importadora está concedendo aos seus clientes descontos de 15% (1 garrafa) e 20% (6 garrafas) até o próximo dia 31 de maio. A Expand recebe a safra 2008 no segundo semestre de 2012 e a safra 2010 em 2013.

 

Segue link do video Seña Tasting, London, 18th May 2012: http://youtu.be/-k-Gp5qSJBU

Cata de Berlin:

Motivado pela degustação às cegas promovida em 1976 por Steven Spurrier, editor da revista inglesa Decanter, que comparou vinhos do novo e velho mundo e consagrou os californianos, Eduardo Chadwick resolveu por a prova seus vinhos: Seña e Viñedo Chadwick. Em 2004 Chadwick convidou Spurrier para conduzir uma degustação as cegas em Berlim para comparar vinhos chilenos premium a grandes franceses e italianos.

A “Cata de Berlin” como foi chamada, foi composta por 16 vinhos, sendo seis chilenos, seis franceses e quatro italianos. O resultado da degustação que apresentou rótulos como Château Lafite 2000 (100 pontos Robert Parker), Château Margaux 2001, Château Latour e os italianos Tignanello, Sassicaia, Solaia e Guado al Tasso, surpreendeu a todos. A avaliação realizada por jornalistas especialistas em vinho da Europa, escritores e compradores elegeu em primeiro lugar o Viñedo Chadwick 2000, em segundo o Seña 2001 e em terceiro lugar o Lafite 2000 (100 pontos Robert Parker).

Desde a data os vinhos chilenos passaram a ter um diferente reconhecimento perante críticos de todo mundo. Eduardo é extremamente interessado em promover o vinho e com isso vem conseguindo uma crescente melhora na opinião sobre os vinhos premium do Chile.

Sobre Seña:

Seña é resultado de uma joint venture entre a adega chilena Viña Errazuriz e a vinícola norte americana Mondavi. Robert Mondavi reconheceu o grande potencial para a produção de vinhos finos no Chile durante sua primeira visita ao país em 1990. Foi quando conheceu Eduardo Chadwick da Viña Errázuriz, fundada em 1870, a adega vem produzindo vinhos de qualidade até os dias de hoje. No encontro Robert Mondavi e Eduardo Chadwick descobriram que compartilhavam a mesma paixão pelo vinho e filosofia de busca pela excelência e assim formaram uma parceria para a produção de Seña.

No entanto, a parceria foi firmada somente em 1995, quando Mondavi e Errázuriz encontraram o terroir ideal para produção do Seña, uma propriedade única localizada no distrito de Ocoa, no extremo oeste do Vale do Aconcágua. Com invernos chuvosos e uma estação seca de crescimento, os vinhedos ficam a 41 km do Oceano Pacífico. As vinhas são formadas pelas variedades: Cabernet Sauvignon, Merlot, Carmenère, Cabernet Franc, Petit Verdot e Malbec.

A colheita é feita a mão e ao chegar à adega, as uvas passam por uma seleção cuidadosa. O vinho é envelhecido em barris de carvalho francês. Seña é liderado por Eduardo Chadwick, ao lado do viticultor Jorge Figueroa e do enólogo Francisco Baettig que tem como assistente Carolina Herrera, enóloga da vinícola Arboleda. O objetivo de Seña é manter o reconhecimento mundial produzindo vinhos premium que capturam a essência das melhores uvas e terroir do Vale do Aconcágua.

Na língua espanhola, a palavra Seña é rica em nuances e significado. Implica uma marca distintiva ou assinatura pessoal. O rótulo do vinho inclui um documento antigo que descreve a parceria entre Eduardo Chadwick  e a Família Mondavi com a assinatura de ambos e uma frase em espanhol que diz: “Seña é a aliança de duas famílias que capta o espírito do Chile, a terra e a nossa paixão pela excelência”.

O azul no selo Seña representa a cor azul da pedra Lápis-lazúli uma rocha encontrada ao norte de Santiago, na Cordilheira dos Andes. Conhecida antes da nossa era, Cleópatra usou-a como um adorno pessoal. Raramente encontrada quimicamente pura, esta pedra semi-preciosa é opaca e atinge um brilho cristalino o quando é rigorosamente polida.

Reconhecimento internacional

Robert Parker (USA)

SEÑA 2007, 96 Pontos / Dezembro 2010

SEÑA 2006, 95 Pontos / Junho 2009

SEÑA 2005, 93 Pontos / Outubro 2008

SEÑA 2004, 94 Pontos / Junho 2007

SEÑA 2003, 93 Pontos / Junho 2006

SEÑA 2001, 90 Pontos / Junho 2005

SEÑA 2000, 91 Pontos / Junho 2004

 

International Winer & Spirit Competition 2005 (USA)

SEÑA 2001, GOLD MEDAL / Novembro 2005

Associação Viñas de Colchagua realiza “avant-première” no Brasil
Baronesa Philippine Rothschild morreu aos 80 anos
(Visited 368 times, 1 visits today)

Category: Notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *