Sobre a AOC Lirac

Lirac é um grande nome, no lado ocidental do Rhône, importante vale vinícola do sul da França. Os vinhos produzidos sob o título AOC Lirac são principalmente tintos encorpados e uma quantidade significativa de rosés. Embora não seja um especialista em vinho branco, Lirac produz uma pequena quantidade. Amiúde, os brancos (de estilo pesado) são florais e utilizam as variedades Clairette, Grenache Blanc e Bourboulenc.

Vinhos rosés dessa denominação podem oferecer uma alternativa mais acessível para aquelas do vizinho Tavel, cujo prestígio força os preços para cima, muitas vezes injustamente. Os vinhedos destes dois rivais estão separados apenas por um limite de freguesia e desfrutam de grande parte da mesma combinação de clima quente e seco, solos calcários e de arenito bem drenados. As sub-regiões que podem reivindicar para si a denominação AOC Lirac são Saint-Laurent-des-Arbres, Saint-Genies-de-Comolas, Roquemaure e a própria Lirac.

Os tintos de Lirac são feitos a partir das variedades clássicas do Sul do Rhone (Grenache, Syrah, Mourvèdre e Cinsaut), são semelhantes em estilo aos macios tintos de Côtes du Rhône Villages. Vários produtores ambiciosos agora fazem um estilo mais pesado de vinho, mais parecido com Chateauneuf-du-Pape, que fica do outro lado do rio Rhône. A qualidade dos vinhos de Lirac aumentou consideravelmente no final do século XX com o desenvolvimento do interesse internacional em vinhos de estilos mais pesados; investimentos permitiram outras experiências e melhorias tecnológicas nas vinícolas locais.

Fonte: Wine Lirac – © Christophe Grilhé

Tendências do vinho: os "Superchilenos"
Dois tintos portugueses entre os dez melhores vinhos do mundo para a revista Wine Spectator em 2014
(Visited 355 times, 1 visits today)

Category: Artigo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *