Uruguai – quando o mês de festa ultrapassa fronteiras

O Uruguai, no mês de agosto, tem como de costuma celebrar uma série de datas importantes, dentre elas as festas pátrias, “La Noche de La Nostalgia” e o festival Fronteiras. Duas dessas celebrações envolvem o Brasil. Na semana em que está a ponto de comemorar 194 anos de independência, o vizinho traz suas delicias a terras Tupiniquins. Na cidade de Santana do Livramento – Brasil e a vizinha Rivera – Uruguai, uma grande festa é celebrada, onde curiosos poderão desfrutar da culinária, arte, cultura e história de fronteiras comum entre povos. E para aquele que estiver no Uruguai, aproveitando que 25 no país é feriado, todos saem a dançar as baladas dos anos 60, 70, 80 e 90 durante toda a noite do dia 24.

Abaixo um pouco mais de cada festejo:

Fronteiras

Deliciar-se com um bom vinho, saborear o Cordeiro ao Tannat ou  experimentar algum produto local com azeite de oliva uruguaio, são as promessas da 6ª edição do “Frontera: Festival Binacional de Enogastronomia”, que acontece entre os dias 21 e 24 de agosto em Rivera – Sant ‘Ana do Livramento.

Diversidade de cores, cheiros, sabores e cultura típicos da fronteira das duas nações são a mistura perfeita para receber entre 3.000 e 4.000 pessoas. Aberto a todos os públicos, mais de 100 atividades, organizadas por 800 responsáveis, como a cozinha em tempo real, boa música, shows artísticos, exposições, concursos e muito mais é o que faz desse um dos maiores festivais binacional entre fronteiras da América do Sul.

No dia 24 de agosto, ao meio dia, o evento Ferro e Fogo vibra no encerramento da festa, onde renomados chefs da região como Marcos Livi e o uruguaio Nilson Viazzo, entre outros, colocarão todo seu talento a prova, ao vivo para o público presente, que terá a oportunidade de provar a arte culinária desses grandes talentos.

 

Confira a programação: https://www.festivalbinacionalenogastronomia.com/inicio-es

E siga Facebook: https://m.facebook.com/FronteiraEnogastronomia/

 

Noche de La Nostalgia

No dia 24 de agosto o Uruguai para, e durante a véspera do feriado da Declaração de Independência os cidadãos são enfeitiçados pelo poder da noite e grandes sucessos de todos os tempos. As músicas dos anos 60, 70, 80 e 90 evocam aos dançarinos de todos os tipos e cores, em busca de eventos para uma noite de todos com um único slogan: “traer a la memoria y al corazón aquello que fue especial para uno” – em português, trazer à memória e ao coração o que era especial para um. Além dos velhos tempos de uma era, o que transformou a Noite da Nostalgia em um clássico é o significado que cada um dá aos hit’s do momento, que embora seja o mesmo a cada ano, é o motivo da viagem no tempo e celebração a vida.

Mais informações sobre as festas que acontecem: https://bit.ly/30WNjKe

 

Semana de Uruguai em SP

Em comemoração à Data Nacional do Uruguai, o Consulado Geral em São Paulo junto aos estabelecimentos que levam em sua temática os costumes do país vizinho, organizam a primeira edição da Semana do Uruguai em São Paulo.

O país, que comemora sua independência no dia 25 de agosto, traz uma semana de promoções nos principais restaurantes e locais gastronômicos uruguaios da capital e cidades do Estado de São Paulo.

Na semana do dia 26 ao dia 31 desse mês, locais gastronômicos uruguaios dão seguimento a semana do país com benefícios imperdíveis, que vão desde 10% de desconto no cardápio até cortesias em produtos específicos para que seu público possa desfrutar da cultura gastronômica do país. Basta apresentar o flyer impresso ou o digital no momento da compra ou pagamento da conta. As promoções descritas com mais detalhes estão no link –

 

https://bit.ly/2MMsEVu

 

Vale lembrar que:

  • Cada local tem seu benefício;
  • É necessário a apresentação do flyer (https://bit.ly/2MMsEVu);
  • As ofertas não são cumulativas;
  • Com validade até 31 de agosto de 2019.

Para quem acreditou que Uruguai e Brasil não possuem similaridades. Estão aí três dicas de festas para curtir e conferir que “los Hermanos” são quase gêmeos na forma de festejar.

 

Em ação apoiada pela Prefeitura de São Paulo, o ILUME – Departamento de Iluminação Pública, e a FIESP; o Consulado Geral do Uruguai traz a projeção de sua bandeira nacional em importantes marcos da cidade, como o prédio da FIESP, o Edifício Matarazzo – Prefeitura de São Paulo; o Monumento às Bandeiras; o Viaduto do Chá; a Biblioteca Mario de Andrade; a Estátua Borba Gato e a Ponte Octávio Frias de Oliveira (“Ponte Estaiada”) a partir das 18h do dia 24 de agosto, até as 6h. da manhã do dia 25.

(Visited 20 times, 1 visits today)
Semana dos Produtores Alentejanos de 19 a 24 de Agosto de 2019

Category: Notícias

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *