Vinhos de Talha da Adega José de Sousa incluídos no Guia de Compras da Wine Enthusiast

O Guia de Compras da prestigiada publicação norte-americana Wine Enthusiast, publicado na edição de Novembro, incluiu quatro vinhos de talha produzidos pela Adega José de Sousa, pertencente à José Maria da Fonseca: o  José de Sousa Puro Talha Tinto 2015, o José de Sousa 2016, o José de Sousa Mayor 2015 e o J de José de Sousa 2015.

 

 

Com 94 pontos, os destaques são J de José de Sousa 2015 e José de Sousa Mayor 2015. No J de José de Sousa 2015, a Wine Enthusiast realça o “vermelho das uvas Grand Noir que lhe dão uma cor densa, bem como a sensação de taninos poderosos. É rico, equilibrado com aromas de especiarias e groselha preta e um paladar estruturado e frutado”. No José de Sousa Mayor 2015, a publicação refere “parcialmente fermentado em ânfora de argila, este vinho envelhecido em madeira é denso e impressionantemente concentrado. Taninos poderosos acompanham os suculentos frutos pretos e a acidez, apontando para um futuro a longo prazo”.

Sobre o José de Sousa 2016, a quem atribuiu a classificação de 93 pontos, a Wine Enthusiast refere: “Este vinho rico e cheio está firmemente ancorado em taninos maduros. Tem concentração e uma textura densa em camadas com frutos pretos e acidez. Parcialmente fermentado em ânforas de argila, o vinho tem uma personalidade particularmente suculenta e também tem frescura”. Já o José de Sousa Puro Talha Tinto 2015 é um “vinho fascinante repleto de fruta. Tem um caráter mais rico do que o álcool sugere, denso e maduro, mas com apenas o mais leve dos taninos. Beba este já delicioso vinho agora”.

Esta gama de vinhos procura dar contínuidade ao clássico Tinto Velho José de Sousa 1940, uma referência mítica do Alentejo.  A produção da Adega José de Sousa remonta a pelo menos 1878, utilizando uma técnica tradicional de vinificação e um método de fermentação ancestral e raríssimo em ânforas de barro. A aquisição da Adega José de Sousa, em 1986, pela José Maria da Fonseca, permitiu importantes investimentos na vinha e na recuperação dos potes de barro, dando um novo fôlego a uma das mais antigas adegas do Alentejo.

 

Sobre Adega José de Sousa: A Adega José de Sousa existe desde 1878 e foi adquirida pela José Maria da Fonseca em 1986, de forma a ser concretizado o antigo sonho de produzir vinho no Alentejo, numa propriedade carregada de prestígio e história. Situada em Reguengos de Monsaraz, é aqui que se mantém viva uma tradição iniciada pelos Romanos há mais de 2000 anos. A Adega José de Sousa possui 114 ânforas de barro, onde é realizado um método de fermentação ancestral e raríssimo. Para além da adega tradicional, abaixo do nível do solo, com as ânforas e dois lagares para a pisa, possui também uma adega moderna, com 44 cubas de inox e toda a tecnologia indispensável para a vinificação de tintos e brancos. Na Adega José de Sousa ainda são utilizadas algumas técnicas ancestrais de vinificação, sendo a mais emblemática a utilização da talha na fermentação das uvas. O essencial da vinificação em talha pouco mudou em mais de dois mil anos. Neste processo, as uvas previamente esmagadas a pé são desengaçadas numa mesa de ripanço. Depois, o mosto da uva, as películas e alguma parte do engaço são colocados dentro das talhas de barro, onde a fermentação ocorre espontaneamente. O uso das talhas confere especiarias e uma terceira dimensão ao vinho. Posteriormente, no vinho caso do vinho branco é retirado e colocado numa nova talha e o tinto é retirado da ânfora e estagia parte em tonéis de castanho e parte em talhas. É um processo artesanal e natural, tanto quanto o vinho que dele resulta. Do portefólio da Adega José de Sousa fazem parte os vinhos: Montado – branco e tinto; Ripanço; José de Sousa, José de Sousa Reserva, José de Sousa Mayor; J de José de Sousa; Puro Talha – branco e tinto.

A Adega José de Sousa possui ainda uma unidade de Enoturismo, que se encontra aberta de terça-feira a sábado para visitas guiadas, provas de vinhos, vinhos e petiscos e ainda tem a possibilidade de receber grupos para almoço.

Adega José de Sousa

Facebook

Youtube

Instagram

Twitter

Linkedin

 

2º TASTING PETERLONGO Uma degustação com Pascal Marty entre os vinhedos da Peterlongo
Vinícola Aurora conquistou 11 medalhas de ouro na Grande Prova de Vinhos do Brasil 2018
(Visited 526 times, 1 visits today)

Category: Notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *