Trinta e três linhas para Rocca di Montegrossi

  

A vinícola Rocca di Montegrossi está localizada no coração de Chianti Clássico, a 7 km da Comuna de Gaiole in Chianti, remonta às origens da região e do próprio Chianti. De propriedade de Marco Ricasoli Firidolfi, descendente da família Ricasoli-Firidolfi, com tradição secular no cultivo de vinhos, eis que dos 60 hectares da fazenda, 20 há são dedicados às vinhas e 20 aos olivais. Os vinhedos estão situados em áreas montanhosas, com declives suaves de calcário e com condições climáticas que favorecem a produção de uvas de qualidade como Sangiovese, Canaiolo, Colorino, Pugnitello, Malvasia del Chianti, Merlot e Cabernet Sauvignon. 

 

A estrutura da vinícola, cuja adega foi completamente restaurada em 2000, alia tradição e tecnologia, com tanques de cimento vitrificados e barris de carvalho com temeperatura com temeperatura controlada que garantem a perfeita fermentação das uvas. Dos rótulos produzidos pela Rocca di Montegrossi, o Chianti Clássico San Marcelino 2004 e o Geremia 2004 receberam 93/100 de Robert Parker e o Vin Santo 2000 94/100 pts., considerado pelos críticos um dos melhores vinhos de sobremesa da Itália. 

 

O produtor Marco Ricasoli Firidolfi cresceu numa família com tradição secular no cultivo de vinhos fortes, eis que a família Ricassoli era proprietária do Castelo de Brolio, o Rocca di Montegrossi, o Monteluco Castelo e o Castelo Cacchiano, em Monti in Chianti, no coração da Toscana, onde Marco cresceu e cultivou sua paixão pelo vinho. Ricasoli é descendente do famoso “Barão de Ferro”, cujo nome verdadeiro era Bettino Ricasoli, nascido em 1809 e político de destaque no “Rissorgimento” italiano, movimento que levou à unificação da Itália e que o tornou primeiro-ministro. O barão teria criado, com um amigo, a fórmula para a Sangiovese que seria mais tarde, o Chianti Clássico. 

 

Seus estudos começaram em Florença. Após concluí-los, Marco foi para França, país pelo qual é apaixonado. Durante dois anos fez cursos na Universidade de Bordeaux e Universidade de Dijon, na qual dedicou-se a aprimorar seus conhecimentos em enologia. Ao retornar à Itália, decidido à colocar em prática toda teoria adquirida e dar continuidade à tradição familiar, Marco funda a Rocca di Montegrossi, em 1995.  Neste período, expandiu o cultivo das vinhas para20 hectares e manteve firme sua filosofia focada no terroir e na qualidade dos vinhos que produz.

 

(Visited 40 times, 1 visits today)

Category: Sem categoria

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *