Espumante Aurora Brut Rosé “Procedências”

Recentemente, a Cooperativa Vinícola Aurora lançou a linha de espumantes “procedências”, que identifica a produção de três comunidades de associados da Cooperativa, na Serra Gaúcha: “Para destacar a excelência da produção de seus associados e homenagear a dedicação desses produtores com seus vinhedos e a consequente qualidade das uvas, a Vinícola Aurora lança a linha Aurora Procedências, composta pelos espumantes Chardonnay (100%), Pinot Noir (100%) e o Rosé Brut (corte de Riesling Itálico e Pinot Noir), cada um representando o que de melhor essas comunidades produzem.

Os três espumantes Aurora Procedências são elaborados pelo método Charmat longo (maior tempo em contato com as leveduras na segunda fermentação, gerando maior complexidade).  Aurora Procedências Chardonnay Brut é elaborado com uvas Chardonnay cultivadas por associados da comunidade de LajeadinhoAurora Procedências Pinot Noir Branco Brut é feito com as castas Pinot Noir das famílias associadas estabelecidas em Tuiuty. E o Aurora Procedências Rosé Brut  é um corte de Pinot Noir (vinificada em rosé) de Tuiuty e Riesling Itálico que identifica a produção de Monte Belo do Sul”.

“A Vinícola Aurora trabalha com uvas de seus produtores associados estabelecidos em várias comunidades. Algumas delas apresentam aptidões que favorecem a superioridade de algumas variedades”, explica Flávio Zílio, enólogo-chefe da empresa. “Para este lançamento, elegemos estas três regiões que, ao longo dos anos, vêm produzindo uvas que originam vinhos de destacada qualidade”, completa.

Degustação –

Espumante Brut Rosé Charmat – Álcool: 12% – Variedades: Pinot Noir e Riesling Itálico – coloração casca de cebola brilhante. Aberto, intenso e complexo nos aromas com notas de cerejas e morangos sobre um fundo de leveduras. Bom perlage com borbulhas em quantidade razoável emergindo no centro da taça. Na boca, sua entrada revelou um efervescente macio, com alguma cremosidade, boa fruta, leve mineralidade e muito bom frescor proporcionado pela acidez adequada. O fim-de-boca surpreende pela harmonia e ausência de amargor. Avaliação: 88-89/100 pts.

Viña Alberdi Reserva DOCA Rioja 2003
Casa Carril Cruzado Vino de la Tierra de Castilla 2013