Prova Anual dos Vinhos do Alentejo 2017 chega a São Paulo com novidades

Com a presença de 20 vinícolas, evento acontece no dia 21 de setembro na Unibes Cultural e aposta na harmonização dos rótulos alentejanos com a gastronomia dos Botecos paulistanos –

São Paulo recebe mais uma vez os Vinhos do Alentejo – em novo endereço e integrados à gastronomia paulistana. No próximo dia 21 de setembro (quinta-feira), a Unibes Cultural (ao lado do metro Sumaré) sediará a grande degustação dirigida a formadores de opinião, profissionais da hotelaria e do mercado de gastronomia, em horário exclusivo, das 15 às 17 horas. Das 17h30 às 22 horas, os wine lovers terão acesso ao evento, em um espaço no qual, além dos vinhos, estarão presentes seis botecos clássicos de São Paulo.

Veloso, Academia da Gula, Pira Grill, Linguiçaria Real Bragança, Rota do Acarajé e Jiló do Periquito irão colocar à venda seus petiscos tradicionais (entre R$ 5,00 e R$ 20,00), que poderão ser harmonizados com as safras alentejanas mais recentes e aqueles rótulos bem memoráveis de mais de 20 vinícolas: Adega de Borba, Adega de Redondo, Cartuxa – Fundação Eugénio de Almeida, Companhia das Quintas – Herdade da Farizoa, Cortes de Cima, Dona Maria – Júlio Bastos, Encostas de Alqueva, Esporão, Herdade da Malhadinha Nova, Herdade do Mouchão, Herdade do Rocim, Herdade Grande Wines, Herdade São Miguel, Casa Agrícola HMR, J Portugal Ramos Vinhos, Lusovini Vinhos de Portugal, Medeiros, Monte da Capela, Monte do Pintor, Monte dos Cabaços, Monte Novo e Figueirinha, Sogrape – Herdade do Peso, Susana Esteban, Tapada do Fidalgo e Tiago Cabaço Winery.

O horário reservado ao trade e mídia (15h às 17h) terá entrada gratuita, mediante credenciamento; os wine lovers poderão participar do evento das 17h30 às 20h, mediante o pagamento de R$30,00, com direito a taça de degustação e R$ 20,00 de consumação mínima. Os petiscos dos Botecos estarão à venda por valores entre R$ 5,00 e R$ 20,00 e os vinhos, entre R$ 10,00 e R$ 20,00 (a taça) e R$ 50,00 e R$ 100,00 (garrafa). Esta verdadeira happy hour enogastronômica estará completa com o show do Caio Milan Trio, que tocará standards de jazz.

Concurso “O Melhor Sommelier de Vinhos do Alentejo no Brasil”

Em paralelo à Prova Anual de Vinhos do Alentejo, acontece a 5ª edição do concurso “O Melhor Sommelier Vinhos do Alentejo no Brasil”, exclusivo para profissionais ligados ao serviço do vinho em restaurantes, lojas, empórios ou importadoras. O crítico de vinhos Alexandre Lalas dirige uma sessão de formação, na qual explica alguns dos conceitos-chave da região alentejana, como história, terroir, produtores e perfil dos vinhos. Os concorrentes participarão a seguir de  uma prova de vinhos alentejanos, que termina com um teste escrito de caráter classificatório. Aquele que mais conhecimentos revelar sobre os vinhos alentejanos mais chances terá de se sagrar “O Melhor Sommelier” do concurso, e ganhará um tour e tasting exclusivos pela região portuguesa, durante uma semana.

O concurso “O Melhor Sommelier de Vinhos do Alentejo no Brasil” terá sessões em Brasília (12 de setembro, Kubitschek Plaza Hotel), no Rio de Janeiro (15 de setembro, Porto Bay Rio Internacional), em Curitiba (18 de setembro, Pestana Curitiba Hotel) e em São Paulo (22 de setembro, Unibes Cultural). Na edição de 2016 do concurso, sagrou-se vencedor Wallace Gonçalves Neves, sommelier do hotel Sheraton Rio de Janeiro.

A grande degustação e o concurso são uma organização da CVRA – Comissão Vitivinícola Regional Alentejana, com produção EV – Essência do Vinho e parceria da Sociedade Paulista de Cultura de Boteco.

A região do Alentejo é líder do mercado português de vinhos – detém 44% em volume e 44,5% em termos de valor –, segundo dados referentes a 2016 da AC Nielsen. E o Brasil é o segundo principal mercado importador dos vinhos alentejanos no mundo, com cerca de 3,7 milhões de garrafas por ano.

Évora, Portugal, 31 de agosto de 2017

Para algum esclarecimento adicional, por favor contacte: vinhosdolentejosp@gmail.com e marketing@vinhosdoalentejo.pt

CVRA – Comissão Vitivinícola Regional Alentejana

A Comissão Vitivinícola Regional Alentejana (CVRA) foi criada em 1989 e é um organismo de direito privado e utilidade pública que certifica, controla e protege os vinhos DOC Alentejo e os vinhos Regional Alentejano.
É também responsável pela promoção dos Vinhos do Alentejo, no mercado português e em mercados-alvo internacionais. Sua atividade é financiada através da venda dos selos de garantia que integram os contrarrótulos dos Vinhos do Alentejo.

Semana dos Produtores Alentejanos em Évora - Portugal de 18 a 23 de Setembro
Seleção especial de vinhos da Enoteca Decanter para comemorar seus vinte anos

Category: Divulgação