Banner DeCanter

Royal Tokaji 5 Puttonyos Aszú 2008

Sobre o Tokaj

Tokay é a grafia inglesa de Tokaj. Tokaji é o vinho feito em Tokaj. A região de Tokay é conhecida oficialmente como “Tokaj – Hegyalja”. Na Hungria o Tokay  é elaborado com as uvas Furmint, Hárslevelü, Muscat Lunel, Oremus e Sárgasmutokály. Na Alsacia, Tokay é sinônimo de Pinot Gris. No Friuli, norte da Itália havia a Tocai Friulano, agora sendo reconhecida somente por Friulano, elaborado com a uva parente da Sauvignon Blanc a Sauvignon Vert ou Sauvignonasse. Na Austrália Tokay agora é reconhecida como Muscadelle.

2017-02-14 22.46.59

O que são Puttonyos?

Após a colheita das uvas  uma a uma elas são postas em um “puttony”, que são verdadeiras tinas de madeira, ainda que hoje também se utilizem cubas de aço inoxidável. A doçura do Tokaj é medida em “Puttonyos”. 01 Puttonyo cabem de 20 a 25 kg de uvas Botrytizadas. O mínimo para ser um Aszú (nobre) são 3 Puttonyos. O Tokaji Aszú é uma verdadeira “jóia da coroa”,  já que as  uvas para elaboração foram afetadas pelo fungo “botrytis cinerea”que absorve toda água da uva aumentando enormemente a concentração de açúcar. A maior parte dessas uvas são da variedade Furmint, que confere estrutura e acidez. Já a Hárslevelü aporta doçura.

2017-02-14 22.46.42
Recebeu 92/100 pts. da WS

Degustação –
Royal Tokaji 5 Puttonyos Aszú 2008 – álcool: 11,5% – Região: Tokaj-Hegyalja – variedades: Furmint, Hárslevelü e Muscat – preço médio: R$ 350 – Amarelo com reflexo dourado intenso, brilhante. Aromas complexos com notas florais, damasco, pêssego sobre um fundo cítrico. No paladar o que mais chama atenção é o equilíbrio entre o açúcar, álcool e o frescor que lhe é conferido por sua ótima acidez, tornando o vinho fresco, escorregadio e untuoso, cheio de camadas. Acento cítrico com mineralidade bem dosada. Pleno no meio de boca, macio, denso e longo, termina sem arestas.  Temperatura de serviço: 10ºC – 12ºC. Avaliação: 91/100 pts.++

Category: Sem categoria

One comment

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *